Decisão que mantém Wanderlei no governo do Tocantins movimenta base aliada em comemoração
11 dezembro 2025 às 08h24

COMPARTILHAR
A reação política à decisão do Supremo Tribunal Federal começou ainda antes de o julgamento terminar. Assim que o terceiro voto confirmou a maioria pela permanência de Wanderlei Barbosa (Republicanos) no governo, aliados do Executivo passaram a divulgar mensagens de apoio e registrar a comemoração em Brasília e no Tocantins.
O governador acompanhava a sessão ao lado da primeira-dama, Karynne Sotero, e das deputadas Claudia Lelis (PV) e Vanda Monteiro (União Brasil). Minutos após a consolidação dos votos, Wanderlei agradeceu aos apoiadores e mencionou “as orações do povo tocantinense”, destacando que acompanhou o processo com confiança.
Em seguida, ele realizou ligações e videochamadas para parlamentares estaduais, entre eles Amélio Cayres (Republicanos), Nilton Franco (Republicanos), Eduardo Fortes (PSD), o marido da deputada Janad Valcari (PL), Ordiley, e outros deputados que integram sua base na Assembleia Legislativa.
A manifestação de apoio também veio da bancada federal. Segundo o governador, o senador Eduardo Gomes (PL), a senadora Professora Dorinha (União Brasil) e deputados federais aliados se comunicaram logo após a maioria formada.
A decisão do STF, com votos de Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux, encerrou um dia deexpectativa no Estado e garantiu a continuidade do governo.
