Júnior Geo propõe criação de Frente Parlamentar do Empreendedorismo e setor produtivo comemora
27 fevereiro 2024 às 17h31
COMPARTILHAR
O deputado estadual Professor Júnior Geo (Podemos) protocolou, na segunda-feira, 26, um requerimento solicitando ao presidente da Casa, a criação e registro de uma Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Turismo e Serviços do Estado do Tocantins.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira, “o empreendedorismo é uma bandeira que merece e precisa ser defendida por todos os seguimentos, setores e por todos nossos representantes. Qualquer iniciativa ou projeto nessa direção, merece o nosso aplauso e nosso reconhecimento”. Em seguida o dirigente classista pontuou que: “por muito tempo, a capital do Tocantins teve sua economia atrelada ao funcionalismo público federais, estaduais ou municipais. Hoje, essa realidade é outra e isso se deve ao impulsionamento do empreendedorismo em todos os setores da economia”.
Na visão do parlamentar, “a criação de uma Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Turismo e Serviços na Assembleia Legislativa do Tocantins é crucial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado. Ao criar uma frente parlamentar dedicada a esse tema, os legisladores podem concentrar esforços na formulação de políticas que promovam um ambiente favorável aos empreendedores, incentivando a inovação e a criação de empresas”, pontuou Geo.
Visita ao Sebrae
Com o objetivo de fortalecer a iniciativa, o deputado Professor Júnior Geo fez uma visita institucional ao Sebrae e reuniu-se com o superintendente Rérison Antônio Castro, visando alinhar e apresentar a solicitação feita à Casa de Leis. “A criação da Frente Parlamentar representa uma oportunidade estratégica para a Aleto direcionar seus esforços para áreas-chave que impactam positivamente o desenvolvimento econômico, a criação de empregos e a qualidade de vida dos cidadãos do estado”, destacou o parlamentar.
Já o superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, destaca que no ano de 2023, o Tocantins abriu 26.228 empresas, destas 25.002 foram MEI (Microempreendedores Individuais), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Desta forma, os pequenos negócios representam 95,3% do total de estabelecimentos iniciados no ano passado. Ainda segundo o gestor, os números ainda apontam para uma média de 68 novos negócios desse porte criados por dia, segundo levantamento do Sebrae.
“Pelos números percebemos como o empreendedorismo é uma frente importante para alavancar a economia do nosso Estado. Nossas pesquisas mostram que os pequenos negócios têm respondido pela maioria dos empregos gerados no Tocantins. Nesta direção, o empreendedorismo tem se mostrado fundamental para o crescimento econômico sustentável, gerando empregos, estimulando a concorrência e impulsionando a produtividade”, pontua.