As unidades do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) funcionarão em horário ampliado nos últimos dias de pagamento do IPVA 2024 para atender a população. O prazo final para a quitação do imposto é 15 de outubro, e até lá o imposto só pode ser pago à vista, já que o período de parcelamento foi encerrado.

A mudança no atendimento ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro, com funcionamento das 8h às 18h nas unidades do Detran, exceto na unidade do shopping Capim Dourado, que mantém o horário regular das 10h às 20h. Os proprietários poderão solicitar a emissão do Documento de Arrecadação Fiscal (DARE) do IPVA e do Licenciamento do Veículo.

Os motoristas que não quitarem o IPVA até a data limite ficarão impedidos de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento essencial para a circulação nas vias brasileiras. Além disso, a falta de regularização pode resultar em:

  • Multas e juros pelo atraso;
  • Inclusão do nome do proprietário na dívida ativa, prejudicando o acesso a crédito e empréstimos;
  • Remoção do veículo em caso de fiscalização por falta do licenciamento.

 O valor do IPVA é calculado com base na tabela FIPE do veículo, sendo 2% de alíquota para carros e motos e 3% para caminhonetes e utilitários. Além dos atendimentos presenciais, que terão horário ampliado, o motorista que preferir pode fazer todo o procedimento online, no site da Secretaria da Fazenda do Tocantins (Sefaz)