O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai contratar uma consultoria especializada, por R$ 396 milhões, para mapear e monitorar as condições das rodovias, pontes e viadutos sob sua administração. A medida visa evitar tragédias como o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido em dezembro do ano passado, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), que resultou em 14 mortes e três desaparecidos.

A empresa contratada será responsável por monitoramento presencial, análise técnica e identificação de possíveis falhas na infraestrutura viária. O Dnit justifica a contratação alegando que não possui equipe suficiente para avaliar todas as rodovias federais sob sua gestão, que somam 60 mil km de extensão.

Além do mapeamento, o contrato prevê apoio ao planejamento e gerenciamento da conservação, restauração e estruturação das vias, abrangendo obras de manutenção, recuperação e melhorias. O trabalho também incluirá suporte ao Programa Revitaliza-BR e ações emergenciais em rodovias.

Desabamento da ponte e nova travessia

Construída em 1960, a ponte que desabou fazia parte da BR-226, um trecho da rodovia Belém-Brasília. No momento do colapso, dois caminhões — um carregando ácido sulfúrico e outro com defensivos agrícolas — e outros veículos menores atravessavam a estrutura.

Além da consultoria para monitoramento, a nova empresa deverá analisar um contrato emergencial firmado pelo Dnit em dezembro, no valor de R$ 171,9 milhões, destinado à construção de uma nova ponte em até um ano.

O contrato da consultoria terá vigência de 1.825 dias (cinco anos) a partir da assinatura.