Eduardo Siqueira Campos é diplomado prefeito de Palmas e destaca democracia e história em discurso
13 dezembro 2024 às 08h24
COMPARTILHAR
A diplomação dos eleitos em Palmas ocorreu nesta quinta-feira, 12, no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO). O evento marcou o encerramento do processo eleitoral de 2024, com a oficialização do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), do vice-prefeito, pastor Carlos Eduardo Veloso (Agir), dos vereadores que exercerão mandatos a partir de 2025, assim como dos 1º e 2º suplentes da capital tocantinense.
Eduardo Siqueira Campos foi diplomado após os suplentes e os parlamentares eleitos. Em seu discurso, ele enfatizou o valor da democracia e relembrou sua trajetória política, marcando sua sétima diplomação. “Nós teremos uma intensa saudade com vivência democrática, respeitadas todas as diferenças partidárias, que são naturais, e nós levaremos para o povo de Palmas o nosso melhor. Não quero e não me permitiria, se eu saísse daqui sem cumprimentar cada amigo, cada rosto, cada olhar brilhando, o sorriso estampado de felicidade. Tantas pessoas que participaram nesta festa democrática, se sintam todos, irmãos e filhos, por mim cumprimentados.”
O prefeito eleito também destacou sua história política em Palmas e o significado do momento. “Assim, nesse nome do meu pai, você não se esquece de mim. Já se vão 32 anos quando desde a minha primeira diplomação na primeira eleição desta capital. É o sétimo diploma que eu recebo. Primeiro deles como deputado federal, ainda no PLA de Goiás. Não estávamos ainda devidamente instalados nos poderes. E olho para trás, principalmente me dirigindo aos senhores integrantes do Legislativo Municipal, eu com sete anos de idade, a sua idade, Gabriel [filho], eu assisti José Wilson Siqueira Campos se tornasse vereador. E muitos, até que ele chegasse até a Câmara Federal, jamais poderiam imaginar os sonhos do coração daquele homem.”
Eduardo também ressaltou o encerramento do processo eleitoral e o papel da Justiça Eleitoral na estabilidade democrática. “Devo esclarecer que tendo tido apenas 32 segundos nas propagandas, não vou demorar, mas vou me permitir. Que foram suficientes, porque a gente foi tudo igual. As eleições terminam exatamente hoje, neste ato, acho que é o último ato da justiça eleitoral, até que vem a posse. Eu desejo expressar meu mais profundo reconhecimento a toda a estabilidade jurídica, a confiança que nós temos na democracia e naqueles que nos oportunizam um pleito que eu diria, pouco importa o que se vê nas ruas, mas importa o que se vê nas ruas e, acima de tudo, assegurados os nossos direitos deste diploma que carrego hoje. Ele é muito pequeno para tantos sentimentos. É pouco pedaço de papel para tanta história.”
Representando os parlamentares eleitos, o vereador Marcio Reis (PSDB) que obteve o maior número de votos em Palmas (2.912), parabenizou o prefeito e o vice-prefeito e destacou a importância da democracia e da responsabilidade dos eleitos. “A democracia é um dos maiores valores que temos. Cada voto depositado nas urnas reflete a vontade de lutar por uma cidade mais justa e com desenvolvimento para todos.”
Ele também reforçou o papel dos parlamentares no atendimento às demandas da população. “Quero primeiramente parabenizar o nosso prefeito Eduardo Siqueira e o nosso vice-prefeito Carlos Eduardo Veloso. É uma grande alegria estar ao lado dos senhores. O povo de Palmas faz escolha, certa que estamos em ótimas mãos. Aos meus colegas de parlamento, vereadores eleitos e reeleitos e suplentes, quero dizer que somos representantes de nosso povo e devemos tomar essa confiança, devemos trabalhar em união e buscar sempre o melhor pro povo.”
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador Laurez da Rocha Moreira (PDT) e o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, que representou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A posse dos eleitos está prevista para o início de 2025.