Os eleitores tocantinenses vão às urnas neste domingo, 01, de outubro eleger cinco novos Conselheiros Tutelares que irão compor os 144 Conselhos Tutelares instalados nos 139 municípios do Estado, totalizando 720 conselheiros. Cada município tem obrigação ter um Conselho Tutelar. Nas maiores cidades do Estado, Palmas, Araguaína e Porto Nacional tem mais de um conselho. Palmas tem quatro conselhos, Araguaína tem dois conselhos e igualmente Porto Nacional tem dois conselhos.

As eleições unificadas serão realizadas no dia 1º de outubro das 8h às 17h. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) atua como apoiador do pleito, de acordo com a resolução nº 23.719, de 13 de junho deste ano, assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, informa que ao todo são 254 locais de votação. Estão sendo disponibilizadas 1.341 urnas. Desse total, 1021 ficarão nas seções e outras 320 estarão, no TRE disponíveis para eventuais substituições.

Atribuições do TRE

O TRE atua no sentido de garantir lisura e tranquilidade ao pleito. Será utilizada a mesma estrutura das eleições ordinárias. Entre as principais responsabilidades dos tribunais estão: empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas; treinamento das pessoas que vão compor as mesas receptoras de votos; suporte técnico ao voto informatizado; e cessão das listas de eleitores, se solicitado com antecedência pelos municípios. Confira os locais de votação.

Central de Atendimento Virtual ao Eleitor

A eleição conta com mais um apoio do TRE, a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) prestará à comunidade o serviço de consulta aos locais de votação, além de tirar dúvidas e ser um canal de denúncia. Para solicitar o serviço basta entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (0800- 6486 800) da Cave, que estará disponível para quem necessitar. O canal de comunicação está configurado para os atendimentos durante a véspera e dia das eleições (sábado, 30, e domingo, 1º).

Para a chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Ana Cecília Catapan, o apoio da Cave reforça a importância da existência de uma central unificada que receba essas informações e consiga atender ao eleitor de forma rápida e eficiente. “É importante ter um canal de comunicação para que a população possa relatar eventuais intercorrências acontecidas durante a eleição. E a nossa Central de Atendimento, mais uma vez, será essa ponte entre a sociedade e as instituições envolvidas”, afirmou.