Nesta quinta, 6, a candidata à prefeitura de Palmas, deputada Janad Valcari (PL) participou de uma sabatina promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) onde apresentou propostas para o setor de comércio na capital. Entre as propostas da candidata estão a desburocratização e a escolha do secretário de desenvolvimento através de lista tríplice, com contribuição da CDL e da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Ela também disse que vai fazer sua gestão com diálogo permanente e parcerias com o setor privado. 

Janad falou da burocracia que temos hoje, tanto para abrir empresas, quanto para mantê-la e prometeu melhorar as condições para os empresários: “ vamos desburocratizar, dar segurança jurídica, excluir taxas, diminuir impostos e criar incentivos fiscais. Não se faz gestão sem apoio político e sem parceria com o setor privado”, disse ela. 

Outros tópicos destacados pela candidata foram a revitalização das áreas comerciais, como a 103 Norte e 104 Sul com a ampliação da Avenida Tocantins em Taquaralto, instalar fiação subterrânea e criar uma infraestrutura com banheiros públicos e guaritas para a guarda metropolitana. Outra proposta seria a implantação de um “Centro de Oportunidades” nos bairros, que investiria em qualificar a mão de obra do palmense. Afirmou que na capital temos muita oferta de empregos, mas que estes não são ocupados por falta de mão de obra qualificada. 

Ao fim da sabatina ela disse que iria se comprometer a manter o diálogo com o empresariado e o desenvolvimento do comércio de Palmas, disse que precisamos ter mais empregos que não dependam tanto de contratos com o estado ou o município: “queremos empresas para gerar renda para a população”, afirmou Janad. Também reafirmou seu compromisso com o empresariado local: “ eu sou empresária e sei das dificuldades que enfrentamos. Quero que os pequenos cresçam e que os grandes se tornem ainda maiores”, concluiu. Ao fim entregou seu Plano de Governo ao presidente da CDL, Silvan Portilho, e convidou os empresários a colaborarem com ideias para aprimoramento das propostas. 

Fabiano Parafusos, Janad Valcari, Silvan Portilho e Davi Júnior | Foto: Mariana Di Pietro

A CDL ainda não informou as datas, mas também devem passar pela sabatina os demais candidatos à prefeitura da capital, Júnior Geo (PSDB), Eduardo Siqueira (Pode) e Lúcia Viana (PSOL).