Candidatos à prefeitura de Palmas apresentam propostas para a indústria em evento da Fieto
04 setembro 2024 às 11h05
COMPARTILHAR
Na noite desta terça, 3, a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) recebeu os quatro candidatos à prefeitura de Palmas no auditório do Senai/Cetec para um encontro político voltado para apresentar propostas para a indústria. Esse foi o primeiro evento público, embora fechado, para trabalhadores da indústria, que contou com a presença de todos os candidatos, considerando que o primeiro e segundo debates não tiveram a presença de Janad Valcari (PL).
Embora não fosse no formato de debate, o evento serviu para comparar, ao menos na oratória, a capacidade de cada um deles. Além de Janad, estiveram presentes Eduardo Siqueira (Pode), Júnior Geo (PSDB) e Lúcia Viana (PSOL).
O presidente da Fieto, Roberto Pires, destacou a importância do evento e da contribuição da instituição para auxiliar na decisão dos trabalhadores da indústria. “Por meio de eventos como este, que acontecem há mais de dez anos, tanto no período das eleições municipais, como nas estaduais, a Fieto tem contribuído para que empresários e trabalhadores da indústria façam a melhor escolha”, pontuou o presidente.
Cada candidato teve a oportunidade de responder duas perguntas, com cinco minutos para cada resposta em duas rodadas. Foram abordados temas como segurança pública, educação, tecnologia, capacitação profissional e geração de empregos.
Para definir a ordem de fala, foi feito um sorteio pouco tempo depois de estarem todos reunidos. O primeiro a usar o microfone foi Eduardo Siqueira, que destacou sua proposta para criação de uma Secretaria de Licenciamento. Segundo ele, a iniciativa vai permitir a desburocratização do processo de geração de emprego, principalmente na área da construção civil. Júnior Geo foi o próximo. Ele elogiou os feitos da atual gestão e destacou que suas propostas visam impactar mais jovens e profissionalizá-los para o mercado de trabalho. Que buscaria apoio do Sistema S para parcerias para formação técnica, de forma que o jovem saia do ensino médio com alguma qualificação profissional, embora tenha destacado que para isso é necessário o empenho do governo do Estado.
A próxima a falar foi Janad Valcari, que destacou a importância da mão de obra qualificada e mencionou que, se eleita, ampliaria as oportunidades oferecidas pela Casa do Empreendedor. Também falou da necessidade de criar e fortalecer as parcerias com o Sistema S. A última a falar, escolhida pelo sorteio, foi a candidata Lúcia Viana. Ela falou que a cidade tem que se tornar mais acolhedora e destacou que para o desenvolvimento industrial era essencial investir em dignidade, qualificação e qualidade de vida para os trabalhadores. Ressaltou também que era preciso colocar as pessoas em primeiro lugar.
Vale ressaltar que esse evento não foi um debate, onde há um confronto entre candidatos, mas um espaço para apresentação de propostas, sobretudo, as que envolvem a indústria. No fim do evento, o presidente da Fieto, Roberto Pires, entregou a cada um dos prefeituráveis a “Carta da Indústria”, um documento que apontava as principais demandas do segmento industrial para Palmas que podem ser feitas pelo poder público municipal.