Emissão de notas fiscais é impactada no Tocantins por conta das enchentes no Rio Grande do Sul
07 maio 2024 às 09h26
COMPARTILHAR
A Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (Sefaz-TO) informou na noite desta segunda-feira, 6, que devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os serviços de emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos foram impactados.
Conforme a Sefaz, a situação no Rio Grande do Sul também afetou o funcionamento do serviço de Nota Fiscal Avulsa no Tocantins, que é um dos 18 entes federados que usa a PROCERGS (Sefaz-RS) como autorizadora.
A Sefaz afirmou ainda que as adversidades enfrentadas pelo estado sulista, incluindo a falta de energia e alagamentos em Porto Alegre, exigiram a implementação de medidas emergenciais, como o desligamento de um dos Datacenters e a transferência de algumas operações para o ambiente tecnológico de nuvem.
“Essas ações foram necessárias para garantir a continuidade operacional. A Sefaz reconhece que a situação pode ocasionar transtornos e adianta que a equipe técnica está monitorando de perto a evolução da situação. A Sefaz também agradece pela compreensão e colaboração de todos”, disse a secretaria em comunicado.
À Agência Brasil, o governo do Rio Grande do Sul informou nesta segunda-feira que iria desligar o sistema de processamento de dados estaduais. A medida foi tomada para evitar um colapso da rede após a sede do Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação S.A) ser inundada por causa das enchentes na capital, Porto Alegre. A água atingiu o quadro elétrico, no-breaks e geradores, conforme o governo estadual, depois que as casas de bombas que operam na região do centro, a Rótula das Cuia, foram desativadas.
Com o desligamento do sistema, sites do governo e serviços podem ficar inoperantes. Foram mantidos os sistemas da Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública em razão da crise enfrentada pelo estado, segundo o centro.
“Nesse sentido, com o intuito de preservar a infraestrutura instalada, e de ter condições de retomar nossas atividades no menor intervalo de tempo possível, a equipe responsável pela gestão da crise tomou a decisão consciente de desligar o Data Center, retirando temporariamente a maioria dos nossos serviços do ar”, diz nota do governo. Não há informação sobre quando o sistema será normalizado (com informações da Agência Brasil).