Empréstimo de R$ 300 milhões é aposta da Prefeitura para executar pacote de obras em Palmas

16 maio 2025 às 10h03

COMPARTILHAR
Com previsão de investimento de R$ 300 milhões, a Prefeitura de Palmas apresentou à Câmara Municipal um projeto de financiamento junto ao Banco do Brasil para viabilizar um amplo pacote de obras estruturantes. A proposta faz parte do programa “Avança Palmas”, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seiop), e conta com aval do Governo Federal.
O objetivo central do programa é modernizar a malha urbana, ampliar a mobilidade, promover acessibilidade e levar melhorias a regiões historicamente carentes de atenção do poder público. A proposta contempla a construção de 14 praças, dois prédios públicos e a pavimentação de mais de 1,4 milhão de metros quadrados de vias, com uso de tecnologias como recapeamento em CBUQ, microrrevestimento e lama asfáltica. Também estão previstos mais de 93 mil metros quadrados de novas vias pavimentadas.
De acordo com o secretário Paulo Cezar Monteiro, o Avança Palmas representa uma virada de chave no planejamento urbano da cidade. “Estamos lidando com obras estruturantes que não apenas solucionam gargalos antigos, mas preparam Palmas para o crescimento futuro. São intervenções estratégicas, como a duplicação da Avenida Teotônio Segurado e a construção de três pontes, que fortalecerão a integração entre regiões”, afirma.
O programa também inclui a requalificação de corredores urbanos como as avenidas LO-03, LO-23, LO-33, NS-02, NS-05, NS-10 e NS-15. As obras contemplam drenagem, pavimentação, sinalização, calçadas com acessibilidade e ciclovias. Estão previstas ainda três novas pontes de concreto armado, sendo duas no setor Morada do Sol e uma no prolongamento da Teotônio Segurado.
Os bairros Irmã Dulce, Lago Norte, Universitário, União Sul, Jardim Aeroporto e Loteamento Bela Vista estão entre os contemplados com obras de drenagem e pavimentação. Também está prevista a execução de projetos de macrodrenagem em pontos críticos, como as avenidas NS-02 e LO-33.
A gestão municipal destaca ainda a construção de uma nova conexão viária entre a Avenida NS-15 e bairros da zona norte, como Sonho Meu, com a implantação de bueiro celular sobre o córrego Água Fria. O cronograma de execução será divulgado após a aprovação do financiamento e liberação dos recursos.
“Mais do que um conjunto de obras, o Avança Palmas é uma resposta concreta às demandas que se acumulam há anos. A cidade precisa crescer com planejamento, infraestrutura e dignidade para todos os moradores”, concluiu o secretário.