Estudante de Palmas e colega cearense identificam três asteroides em programa internacional

28 agosto 2025 às 16h52

COMPARTILHAR
O aluno Kennedy José Almeida Carvalho, do 9º ano da Escola Municipal Thiago Barbosa, em Palmas, participou de uma pesquisa que resultou na identificação de três asteroides. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com a estudante Maysa Feitosa de Almeida, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Fortaleza.
A dupla integrou o programa Caça Asteroides, promovido pelo International Astronomical Search Collaboration (IASC), dos Estados Unidos, em cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A atividade consistiu em longas análises, comparações e verificações de imagens disponibilizadas pela Nasa.
O reconhecimento das equipes que registraram pelo menos uma detecção preliminar será feito em 22 de outubro, durante cerimônia no auditório do Museu Nacional da República, em Brasília. Kennedy confirmou presença no evento. “Não é qualquer pessoa que consegue identificar os asteróides, porque exige paciência, técnica e muito foco. E nós conseguimos três!”, relatou o estudante.
Além da participação na pesquisa, Kennedy também já obteve bom desempenho nas fases iniciais da Olimpíada Brasileira de Geografia, o que posicionou a equipe palmense em destaque no estado e na região. A diretora da Escola Thiago Barbosa, Débora Gomes, comentou sobre a conquista. “É um aluno exemplar, orgulho para toda a escola, e é incrível essa descoberta. Que o empenho e dedicação dele aos estudos sirva de exemplo para os demais estudantes, no sentido de que é possível, um aluno da rede pública conquistar grandes resultados”, afirmou.