Ex-secretária investigada por operações da PF deixa cargo em Gurupi
28 agosto 2024 às 15h56
COMPARTILHAR
Juliana Passarin, que estava à frente da Secretaria de Infraestrutura de Gurupi desde o início de 2022, pediu exoneração do cargo após ser alvo da Operação Timóteo 6:9, da Polícia Federal (PF), que teve início nesta semana, segunda-feira, 27. A operação investiga supostas fraudes em licitações ocorridas em 2018 na extinta Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação do Estado, durante a gestão do então governador Mauro Carlesse.
Em comunicado divulgado pelas redes sociais, Passarin afirmou: “Sempre tive uma conduta de retidão e de obediência às leis em todos os anos de minha carreira, tanto na iniciativa privada quanto no poder público. Para evitar o uso político da situação e para me dedicar a esclarecer os fatos elencados, dedicarei meu tempo a buscar informações sobre esse episódio, uma vez que não me foi oportunizado acesso aos atos e a saber os motivos de minha citação.”
A ex-secretária já havia sido investigada em 2021 durante as operações Éris e Hygea da Polícia Federal, que apuravam práticas de corrupção no governo estadual. Na época, ela ocupava a extinta Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação e também respondia pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). Passarin foi citada por assinar os três últimos aditivos em contratos entre a Ageto e empresas sob investigação, a Brasil Pavimentação Eireli, representada por Welber Guedes de Morais, e PHA Empreendimentos e Serviços LTDA ME, que tinha como sócio administrador, Valmir do Amaral Nogueira. Segundo a análise da Controladoria Geral da União (CGU), isso teria possibilitado a continuidade do esquema de desvio de recursos públicos. Após o início das investigações, ela deixou o cargo, a pedido, em outubro de 2021.
Gurupi tem novo secretário
A Prefeitura de Gurupi anunciou que o engenheiro civil Rodrigo Coelho e Silva assumirá a Secretaria de Infraestrutura. Coelho, que atuava como diretor na pasta desde junho de 2022, possui especialização em administração (MBA) com foco em Projeto, Desempenho e Construção de Estruturas e Fundações, além de ser professor universitário, teólogo e pastor. Em nota, a prefeita Josi Nunes agradeceu o “empenho e dedicação da profissional” de Passarin, ressaltando que “sob a sua condução, os serviços na pasta foram sempre de excelência”.
Nota Informativa
A prefeitura de Gurupi informa que, em razão do pedido de exoneração de Juliana Passarin da Secretaria Municipal de Infraestrutura, assume a pasta o engenheiro civil Rodrigo Coelho e Silva.
O novo secretário já atuava como diretor da Secretaria de Infraestrutura desde junho de 2022. Rodrigo Coelho e Silva possui especialização MBA em Projeto, Desempenho e Construção de Estruturas e Fundações, é professor universitário, teólogo e pastor.
A prefeita Josi Nunes agradece o empenho e dedicação da profissional Juliana Passarin enquanto gestora da Infraestrutura do município; sob a sua condução, os serviços na pasta foram sempre de excelência, fato reconhecido por todos os munícipes.
Comunicado de Juliana Passarin nas redes sociais:
Confira a análise da CGU:
Contratos investigados na gestão de Carlesse chegaram a mais de R$ 10 milhões, fora aditivos