A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) nos próximos dias aumentará a probabilidade de chuvas localmente fortes e rajadas de vento no Tocantins, especialmente nas regiões Norte e Centro. O fenômeno meteorológico, que costuma provocar instabilidade na atmosfera, deve trazer fortes tempestades para o estado a partir deste sábado, dia 7, estendendo-se até terça-feira, dia 10.

Segundo a meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa, a presença do VCAN, que se encontra entre o Norte e o Nordeste do Brasil, favorece a formação de chuvas moderadas a fortes, além de descargas atmosféricas, além da possibilidade de registros de rajadas de ventos de cerca de 55 km/h. 

Com o aumento da intensidade das chuvas e ventos fortes, a concessionária Energisa emitiu um alerta para a segurança da população. O gerente de Operações da empresa, Maurício Zanina, destacou que a ação dos ventos pode causar queda de árvores e galhos, além de arremessar objetos contra a rede elétrica. Por isso, ele recomenda precauções durante as tempestades. “Durante uma tempestade, a primeira recomendação é desconectar os aparelhos elétricos das tomadas para evitar curtos-circuitos ou danos aos dispositivos. Além disso, é desaconselhável manipular cabos ou antenas para prevenir acidentes elétricos”, alertou.

A Energisa forneceu ainda orientações essenciais para a proteção durante as tempestades. Entre as recomendações estão:

– Desconectar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas, para evitar danos causados por descargas elétricas.

– Evitar o uso de chuveiro elétrico durante tempestades, pois há risco de choque elétrico devido à presença de raios na rede elétrica.

– Manter distância de fios elétricos partidos ou caídos na rua, já que podem representar risco de choque.

– Evitar contato com objetos metálicos, como fogões, geladeiras e torneiras, que podem estar conectados à eletricidade.

– Permanecer dentro de um carro durante a tempestade, já que o veículo oferece boa proteção contra raios.

– Evitar utilizar telefone fixo ou celular carregando durante a tempestade, para prevenir choques elétricos em caso de sobrecarga na rede elétrica.

– Não se abrigar debaixo de árvores durante a tempestade, pois elas podem ser atingidas por raios.

Além disso, a Energisa orienta a população a procurar abrigo em locais seguros, longe de superfícies abertas e altas, como campos de futebol, piscinas ou rios, que podem atrair raios.