Estudantes interessados em financiar cursos de graduação em faculdades particulares já podem se inscrever no processo seletivo do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o segundo semestre de 2025. O prazo começa nesta segunda-feira, 14 e vai até as 23h59 de quinta-feira, 17, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com inscrição gratuita.

Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) está ofertando 44.867 vagas nesta etapa. Para participar, é preciso ter feito o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação, além de ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Metade das vagas será destinada ao Fies Social, modalidade criada para estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico. Neste caso, podem concorrer os candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759). A modalidade permite financiamento de até 100% do valor da mensalidade e reserva cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A seleção dos candidatos leva em conta a nota obtida no Enem, o tipo de vaga e o perfil do estudante. Quem já concluiu um curso superior ou não quitou um financiamento anterior do Fies não pode participar.

Datas importantes do Fies 2025/2:

  • Inscrição: de 14 a 18 de julho
  • Resultado da chamada única: 29 de julho
  • Complementação da inscrição: de 30 de julho a 1º de agosto
  • Lista de espera: de 5 de agosto a 19 de setembro

Segundo o MEC, os candidatos devem acompanhar as etapas no site do Fies e ficar atentos aos prazos, pois não haverá segunda chamada.