Filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres são indicados ao Globo de Ouro 2025
09 dezembro 2024 às 12h40
COMPARTILHAR
O cinema brasileiro foi reconhecido na manhã desta segunda-feira, 9, com a indicação de Ainda Estou Aqui, ao Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Dirigido por Walter Salles, o longa concorre ao prêmio com outras cinco produções internacionais: Tudo Que Imaginamos Como Luz (Estados Unidos, França e Índia), Emilia Pérez (França), A Garota da Agulha (Polônia, Suécia e Dinamarca), The Seed of the Sacred Fig (Estados Unidos e Alemanha) e Vermiglio (Itália). Essa é a primeira vez em 20 anos que o Brasil aparece na disputa, desde a indicação de Diário de Motocicleta, também dirigido por Walter Salles, em 2005.
Além do filme, a protagonista Fernanda Torres também foi indicada na categoria de Melhor Atriz de Drama, competindo com nomes de peso como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet.
Baseado no livro de memórias homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui, retrata a história pessoal da família do autor a partir do desaparecimento de seu pai, o deputado Rubens Paiva, durante o período da ditadura militar. O filme marca também um breve reencontro entre Salles e Fernanda Montenegro, que trabalharam juntos no indicado ao Oscar Central do Brasil, de 1998, que também rendeu à atriz uma indicação como melhor atriz. Em “Ainda Estou Aqui”, Fernanda Montenegro interpreta a versão mais velha da personagem de Fernanda Torres, a advogada e ativista Eunice Paiva. Antes da indicação ao Globo de Ouro, Ainda Estou Aqui já havia conquistado o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e recebido elogios da imprensa internacional, além de ter levado mais de 2 milhões de brasileiros às salas de cinema em todo o país.