Fim de semana começa com alerta de queimadas em todo o Tocantins, aponta boletim do clima

12 julho 2025 às 09h06

COMPARTILHAR
O Tocantins entra no fim de semana com alerta aceso para o risco de queimadas em todas as regiões do estado. A previsão consta no Boletim Clima e Fogo, divulgado nesta sexta-feira, 11, pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com base em dados reunidos entre os dias 3 e 9 de julho e projeções até o dia 13.
Durante o período analisado, os índices climáticos apontaram sinais típicos da estação mais seca do ano. A umidade relativa do ar variou entre 19,6% e 31,8%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Já as temperaturas oscilaram entre 28,2 °C e 36,5 °C, o que contribui para o aumento da propagação do fogo.
Os níveis dos principais rios monitorados também estão baixos, como no Rio Javaés, com 0,9 metro, e no Rio Manuel Alves Grande, com 1,1 metro. A situação hídrica é mais um indicativo das condições ambientais críticas registradas nesta época.
De acordo com a Semarh, a tendência é que o risco de fogo se mantenha na faixa considerada crítica pelo menos até este domingo, 13. O monitoramento é feito em tempo real pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), que acompanha a evolução do clima e a ocorrência de focos de incêndio tanto em áreas rurais quanto urbanas.
Prevenção do Governo
Diante do cenário, o governo estadual antecipou ações de prevenção e lançou, ainda no mês de junho, o plano de combate a incêndios florestais, incluindo a suspensão das Autorizações Ambientais de Queima Controlada (AQC) entre os dias 20 de julho e 30 de outubro. A campanha educativa Foco no Fogo também já foi colocada em campo.
Apesar das medidas anunciadas, a orientação das autoridades é que a população evite qualquer tipo de queimada, especialmente em áreas de vegetação seca, e que denuncie focos de fogo aos órgãos competentes. O Tocantins costuma enfrentar, entre julho e setembro, os meses mais críticos do calendário de incêndios.