Governador do Tocantins retorna em segurança após viagem marcada por tensão internacional em Israel

15 junho 2025 às 11h39

COMPARTILHAR
Em meio ao agravamento da crise entre Irã e Israel, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, retornou ao Brasil na madrugada deste domingo (15), após uma missão oficial em solo israelense. Ele fazia parte de um grupo de autoridades convidadas pelo Consórcio Brasil Central para conhecer projetos nas áreas de agricultura, tecnologia e inclusão social.
A delegação deixou Israel na quinta-feira (12), horas antes do fechamento do espaço aéreo da região por conta do início das hostilidades. A viagem incluiu uma escala na Turquia antes do desembarque em Palmas.
“Antecipamos nossa volta por precaução. Só depois percebemos o risco real da situação. Graças a Deus, estamos em segurança. Agora, esperamos que os demais brasileiros que ainda estão lá também consigam retornar o quanto antes”, afirmou o governador, que retoma sua agenda oficial nesta segunda-feira (16).
A comitiva tocantinense incluiu a primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karynne Sotero, o secretário de Agricultura, Jayme Café, e o presidente da Agência de Tecnologia da Informação, Hiran Gomes.
Segundo Barbosa, outras autoridades brasileiras ainda estão em Tel Aviv aguardando autorização para embarcar. “Conversei com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e com o coordenador do consórcio, José Eduardo. Ambos seguem acompanhando a situação de perto, na expectativa da reabertura do espaço aéreo”, disse.
Enquanto isso, parte dos representantes brasileiros permanece abrigada em bunkers. Entre eles está o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião. Ao todo, 41 autoridades do país continuam em Israel, com apoio do Itamaraty para garantir a volta em segurança.