Governo do Tocantins anuncia construção de escola de tempo integral em Gurupi

10 fevereiro 2025 às 09h57

COMPARTILHAR
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), acompanhado do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, anunciou na última sexta-feira, 7, em Gurupi, a construção de uma Escola Estadual de Tempo Integral padrão no município. A obra, orçada em R$ 11.113.854,22, será erguida em um terreno de 30 mil m² doado pela Prefeitura de Gurupi durante cerimônia realizada no Centro de Ensino Médio de Gurupi (CEM).
Os recursos são provenientes de um convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, e resultam de um projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aprovado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa visa expandir o ensino em tempo integral no Tocantins.
Durante o evento, Wanderlei Barbosa garantiu a melhoria da educação e da infraestrutura escolar. “Com essa parceria, vamos construir uma escola completa, que atenderá mais de 1,2 mil estudantes gurupienses. Agradecemos ao governo federal e à bancada federal pela parceria e empenho nas ações em prol do Tocantins”, destacou o governador.
O secretário de Educação, Fábio Vaz, celebrou a assinatura do termo de doação do terreno e o anúncio da obra como um marco histórico para Gurupi. “Será uma unidade modelo, bem equipada, inclusiva e com todos os recursos necessários para oferecer uma educação de excelência”, afirmou.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (União Brasil), também enfatizou a importância da obra para o município. “A construção da primeira escola de tempo integral padrão de Gurupi é um sonho antigo, que agora se concretiza. Outras cidades já contam com unidades deste porte, e, finalmente, chegou a nossa vez. Essa parceria reforça o compromisso do governo estadual com o nosso município”, declarou.
A Escola Estadual de Tempo Integral – Padrão FNDE contará com uma estrutura completa: 13 salas de aula, biblioteca, sala de professores, laboratórios multiuso, quadra poliesportiva coberta, playground, refeitório, além de dependências administrativas e espaços destinados à educação inclusiva, como sala de recursos.
“A educação é prioridade para nossa gestão. A nova escola de tempo integral representa um grande avanço para as crianças e jovens de Gurupi”, completou a prefeita Josi Nunes.
Além do anúncio da nova escola, o governo estadual oficializou a doação de duas estruturas educacionais ao município de Gurupi: o Instituto Municipal de Educação Infantil Silny Rodrigues dos Santos, antigo Colégio João XXIII, e o prédio do Colégio Rui Barbosa, atualmente desativado, que será utilizado para expandir a rede municipal de ensino.