O governador Wanderlei Barbosa inaugurou 18 novos leitos destinados a cirurgias eletivas no Hospital Regional de Araguaína (HRA), na manhã desta segunda-feira, 19. Além desses leitos, um novo espaço para o serviço de hemodiálise foi disponibilizado, com o objetivo de trazer maior comodidade aos pacientes já internados no HRA. A iniciativa visa atender a crescente demanda por procedimentos eletivos na região, onde somente em janeiro foram realizados mais de 80 procedimentos desse tipo.

Segundo o Governo do Tocantins, o espaço para o serviço de hemodiálise é exclusivo para pacientes já internados no HRA. A obra entregue fará diferença na assistência aos mais de 686.553 moradores da região de saúde Médio Norte Araguaia, que passará a ter 246 leitos clínicos, além dos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A nova ala conta também com 10 poltronas denominadas Hospital Dia, para atendimentos a casos leves em que os pacientes precisam apenas de medicações rápidas, seguidas de alta hospitalar. A ala é o espaço onde funcionava a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), transferida para um prédio individual, em maio de 2023, quando o Governo do Tocantins inaugurou o novo prédio.

O governador destacou a importância dessas melhorias para a comunidade, ressaltando que a saúde é um grande desafio, e o conforto proporcionado pelos novos leitos e pelo serviço de hemodiálise na própria unidade representa um avanço significativo. Em breve, está prevista a inauguração de uma nova ala no hospital, dedicada ao Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou que o objetivo é oferecer atendimento completo e de qualidade a todos os pacientes da unidade, proporcionando uma saúde de excelência para os cidadãos tocantinenses.

Além da entrega no HRA, o governador Wanderlei Barbosa fez uma visita técnica às obras do Hospital-Geral de Araguaína, que está com 61% de suas obras concluídas e tem previsão de entrega para 2025. Com um investimento de R$ 287 milhões, a nova unidade contará com 400 leitos em diversas especialidades, fortalecendo ainda mais a infraestrutura de saúde na região. O objetivo do governo é que a obra seja concluída até dezembro do próximo ano.