Incêndio destrói casas em Esperantina e mobiliza ações de socorro do Governo
11 junho 2024 às 08h39
COMPARTILHAR
No último sábado, 8, um incêndio devastou cerca de 100 casas feitas de palha no Acampamento Novo Recomeço, na cidade de Esperantina, extremo norte do Tocantins. A tragédia deixou cerca de 500 pessoas desabrigadas. O Governo do Tocantins em coordenação com o Corpo de Bombeiros chegou ao local e tomou as medidas iniciais para conter as chamas, que foram rapidamente contidas, embora, por causa do material das casas, a maior parte já tivesse sido consumida pelo fogo. (Vídeo da ação dos bombeiros ao fim da matéria)
Nas redes sociais, o governador Wanderlei Barbosa (REPU) (veja no vídeo abaixo) lamentou o ocorrido e disse que mobilizou o governo para atender as famílias vítimas da tragédia. Ainda no domingo, um caminhão com donativos foi entregue para as famílias.
Na segunda, 10, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, visitou o assentamento, acompanhada do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Ornelas e do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (REPU). Durante a visita eles levaram água mineral, roupas e cestas básicas à população.
“Trouxemos um pouco de alívio para essas pessoas, além de ouvir quais são as suas principais necessidades para buscarmos ajuda o mais rápido possível. É uma situação muito difícil ver tantas famílias que perderam tudo, inclusive os documentos pessoais,” ressaltou a primeira-dama, que se comprometeu a auxiliar na emissão dos documentos perdidos.
Os alimentos doados às famílias foram arrecadados durante uma ação da Agrotins chamada “Agrotins alimenta quem precisa”.