No último sábado, 8, um incêndio devastou cerca de 100 casas feitas de palha no Acampamento Novo Recomeço, na cidade de Esperantina, extremo norte do Tocantins. A tragédia deixou cerca de 500 pessoas desabrigadas. O Governo do Tocantins em coordenação com o Corpo de Bombeiros chegou ao local e tomou as medidas iniciais para conter as chamas, que foram rapidamente contidas, embora, por causa do material das casas, a maior parte já tivesse sido consumida pelo fogo. (Vídeo da ação dos bombeiros ao fim da matéria)

Nas redes sociais, o governador Wanderlei Barbosa (REPU) (veja no vídeo abaixo) lamentou o ocorrido e disse que mobilizou o governo para atender as famílias vítimas da tragédia.  Ainda no domingo, um caminhão com donativos foi entregue para as famílias. 

Na segunda, 10, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, visitou o assentamento, acompanhada do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Ornelas e do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (REPU). Durante a visita eles levaram água mineral, roupas e cestas básicas à população. 

“Trouxemos um pouco de alívio para essas pessoas, além de ouvir quais são as suas principais necessidades para buscarmos ajuda o mais rápido possível. É uma situação muito difícil ver tantas famílias que perderam tudo, inclusive os documentos pessoais,” ressaltou a primeira-dama, que se comprometeu a auxiliar na emissão dos documentos perdidos.

Os alimentos doados às famílias foram arrecadados durante uma ação da Agrotins chamada “Agrotins alimenta quem precisa”.