A interdição preventiva da BR-153 no perímetro urbano de Guaraí, devido ao risco de rompimento de uma barragem, tem causado dificuldades para os caminhoneiros que tentam seguir viagem por rotas alternativas. A situação é crítica na área do calcário, onde as estradas de terra, utilizadas como desvios emergenciais, apresentam condições desconfortáveis, resultando em diversos transtornos aos motoristas.

Relatos de caminhões e outros veículos pesados ​​​​atolados em trechos problemáticos das vias improvisadas. A precária infraestrutura das estradas não pavimentadas tem provocado atrasos nas viagens e afetado diretamente a logística de distribuição de cargas e o abastecimento em várias regiões do Tocantins.

Os motoristas destacam o impacto financeiro, pois os veículos parados geram atraso nas entregas, risco de perda de produtos perecíveis e custos extras com resgates e manutenção. As autoridades avaliam ações emergenciais para minimizar danos.

Confira as rotas de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta terça-feira, 18:

  • BR-153 | GUARAÍ/TO

Interdição total no km 346 (trevo de acesso à Pedro Afonso) desde 23h do dia 17/03/2025, devido à erosão causada por fortes chuvas.

Sem previsão de liberação da via.

  • ATENÇÃO AO DESVIO:

A rota alternativa entre Dois Irmãos/TO e Goiany dos Campos/TO não é pavimentada e está congestionada.

Por segurança e fluidez, PRF e PM estão controlando os acessos aos desvios, liberando a passagem de veículos leves apenas.

Previsão de liberação parcial para veículos de carga: após 17h.

  • VEÍCULOS PESADOS:

Aguardem em locais de apoio e estacionamento.

  • ATENÇÃO MOTORISTAS | BR-153 GUARAÍ/TO O Outra rota alternativa, sentido Norte-Sul, para VEÍCULOS LEVES, devido à interdição total no km 346:

Na BR-153, próximo ao Hotel Soledade, acesse a Av. Fortaleza Siga até a TO-431 (sentido Tupirama) pegue a primeira estrada de terra à esquerda continue até a BR-235 e vire à direita, retornando à BR-153 Percurso com 18 km aprox. – Somente para

veículos leves.