Israel Kawe toma posse como prefeito de Formoso do Araguaia
29 maio 2024 às 17h06
COMPARTILHAR
Israel Kawe (REPU) foi empossado como prefeito de Formoso do Araguaia pela Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira, 29. A posse aconteceu após o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto ter anulado a decisão da desembargadora Angela Issa Haonat nesta segunda-feira, 27.
A desembargadora havia suspendido a decisão do juiz de Formoso, Valdemir Braga de Aquino Mendonça, argumentando que invadia competências do Legislativo e violava a separação de poderes. Ela considerou que a Câmara Municipal estava agindo corretamente e que a suspensão do juiz evitava desordens administrativas e políticas.
No entanto, o desembargador Maia Neto reconsiderou essa suspensão, afirmando que a intervenção judicial estava dentro dos limites e que o vice-prefeito Israel Kawe só poderia ser responsabilizado por atos enquanto formalmente no cargo de prefeito.
Na posse, o novo gestor agradeceu pelos votos recebidos ainda na eleição de 2020 e disse que ajudará a reconstruir a cidade de Formoso do Araguaia, que passa percalços principalmente na área de infraestrutura. “O nome dessa gestão será mãos a obra Formoso”, disse.
Entenda o caso
No dia 06 de maio, o ex-vice-prefeito Israel Kawe (REPU) e o ex-prefeito Heno Rodrigues (UB) de Formoso do Araguaia foram cassados pela Câmara Municipal. A dupla foi denunciada com base na “Operação Dubai”, que apura desvios em um contrato de R$ 2,2 milhões firmado com recursos Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), ainda em 2022. Dentre os 11 vereadores, 10 votaram pela destituição do mandato. No mesmo dia, após a dança das cadeiras, assumiu a gestão do município o presidente da Câmara, Felipe Souza (PP).
No dia 08 de maio, o ex-vice-prefeito interpôs uma ação anulatória com pedido de tutela de urgência na 1ª Vara Cível de Formoso do Araguaia. Ele teve o pedido atendido pelo juiz Valdemir Braga de Aquino Mendonça.
No dia 10, a desembargadora Angela Issa Haonat, suspendeu a decisão do juiz de Formoso, Valdemir Braga de Aquino Mendonça e o então presidente da Casa de Leis, o vereador Felipe Souza (PP), permaneceu no posto de prefeito do município.
O ex-prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues (UB), pediu à Justiça que considere nula a sessão ordinária que o cassou e o reconduza para o cargo. O pedido foi negado pelo desembargador Helvécio de Brito Maia Neto no dia 17 de maio.