Lucia Viana diz que pretende instaurar tarifa zero e cozinha solidária em Palmas
23 setembro 2024 às 17h03
COMPARTILHAR
Em entrevista a uma emissora de TV nesta segunda, 23, a candidata à Prefeitura de Palmas, Lúcia Viana do PSOL, detalhou o seu plano de governo. Uma das propostas que mais chamou a atenção foi a de tarifa zero para o transporte coletivo e um projeto chamado “Cozinha Solidária”, que pretende levar comida para comunidades carentes e pessoas em situação de rua.
Lúcia Viana tem 34 anos como servidora pública, atuou em órgãos como Ministério Público Federal, Procuradoria Geral da República e Tribunal de Contas da União. Após apresentar uma minibiografia da candidata,foi questionado qual sua motivação para entrar na política. Ela respondeu que queria dar mais visibilidade para as mulheres e servir de exemplo, contribuindo para acabar com a desigualdade de gênero.
A candidata foi questionada sobre um de seus projetos em seu plano de governo que é instaurar “tarifa zero” no transporte coletivo da capital. Ela disse que pretende continuar com o transporte a encargo da prefeitura, que não pretende terceirizar o serviço. Um dos apresentadores, então, questiona, quem vai pagar a conta? Ao que Lúcia respondeu que como a prefeitura que iria gerir o transporte coletivo em sua gestão não era necessário ter lucro, apenas conseguir fazer o custeio do serviço, dessa forma, na visão dela, seria possível garantir, em um futuro próximo, a gratuidade universal do transporte. “Não é impossível de fazer, o principal é ter vontade política”, finalizou ela.
Na parte da saúde, ela destacou que priorizaria o atendimento para locais mais isolados e periféricos da cidade. Também disse que iria investir em programas para combater doenças como depressão, ansiedade e combater as drogas ilícitas e falar sobre os problemas das drogas lícitas. Emendando nesse assunto falou sobre pessoas em situação de rua. A candidata disse que faria a inauguração dos restaurantes comunitários e iria manter o atual sistema da prefeitura que concede um desconto em diversos restaurantes de Palmas.
Outro ponto que ela destacou foi a “Cozinha Solidária”, que levaria pontos para possibilitar a distribuição de refeições para pessoas carentes ou em situação de rua. Ao fim, ela agradeceu o espaço e disse que a população sabe que ela representa o novo e que seu programa de governo não está acabado, mas está sendo feito junto com os palmenses.
A sabatina ocorreu na TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo. Durante a semana, ainda devem se apresentar na emissora, por ordem indicada por sorteio: Júnior Geo (PSDB), na quarta (24), Janad Valcari (PL) na quinta (25) e Eduardo Siqueira na sexta-feira (26). A última oportunidade para o debate entre os candidatos será no dia 3 de outubro, também pela TV Anhanguera, às 22 horas, logo após a novela.
Veja também:
Janad promete privatizar transporte e ampliar CMEIs em Palmas
Geo garante reabertura de restaurantes comunitários e melhorias no transporte público de Palmas