Mais de 85 mil tocantinenses aderem à nova carteira identidade; veja como emitir a sua

03 outubro 2024 às 12h24

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O governo federal divulgou nesta quarta, 2, que o estado do Tocantins já possui 85,2 mil emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que consolida o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como registro único. O documento está disponível em todo território nacional e possui um sistema de segurança mais robusto e tecnológico.
No Tocantins, as emissões foram feitas por 5,40% da população do Estado, sendo 42,9 mil emitidas para mulheres (50,3%) e 42,3 mil para homens (49,6%). A média de emissão diária é de 103 documentos. Somente em setembro, foram registrados 12.755 novas identidades. A faixa etária que mais solicitou a CIN foi a de 15 a 19 anos, representando 11,45% das emissões, seguida pela faixa de 10 a 14 anos, com 9,28% dos registros.
Segundo o governo federal, mais de 13,4 milhões de novas carteiras de identidade foram emitidas em todo o Brasil. A maior parte dos documentos foi destinada a pessoas do sexo feminino, com 53% das emissões, enquanto os homens representam 47%. A faixa etária entre 15 e 19 anos também lidera em âmbito nacional, com 1,5 milhão de documentos emitidos.
A primeira emissão da CIN será gratuita até o ano de 2032. O novo modelo possui espaço para identificação de pessoas com deficiência, tanto visual, quanto intelectual ou auditiva, além de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA). No Tocantins já foram emitidas 716 carteiras para pessoas com deficiência, sendo 394 para TEA (52,2%), 133 (17,7%) para deficiência intelectual e 127 (16,93%) para deficiência física.
As emissões no Tocantins, precisam ser agendadas pelo site de Serviços do governo do Tocantins, em que o cidadão poderá ser direcionado para o local mais próximo de sua residência para retirada do documento. Em Palmas, os recebimentos podem ser feitos na Primeira Central de Atendimento da Polícia Civil (próxima ao Hotel Itália), no Núcleo de Identificação da Assembleia Legislativa, no Núcleo de Identificação do Departamento de Trânsito (Detran) ou no Resolve Palmas de Taquaralto.
Para emissão da CIN, é necessário os seguintes documentos:
- CPF;
- Certidão de nascimento se solteiro(a) ou de casamento se casado(a), divorciado(a), separado(a) judicialmente ou viúvo(a);
- Certidão de nascimento transcrita para o livro, no caso de filhos de brasileiros nascidos no exterior e menores de 18 anos;
- Ato de naturalização publicado no Diário Oficial da União (para brasileiros naturalizados);
- Ato de outorga de igualdade de direitos e obrigações civis e de gozo dos direitos políticos publicado no Diário Oficial da União (para portugueses beneficiados pelo disposto no § 1º do Art. 12 da Constituição).