Equipes de fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram uma operação conjunta para combater a prática ilegal de garimpo na região sul do Tocantins, especificamente no rio Santa Tereza, entre os municípios de Jaú do Tocantins e Talismã. A ação foi desencadeada após denúncias relacionadas à mortandade de peixes, supostamente vinculada à atividade de extração mineral irregular.

Durante a operação, foram encontrados materiais utilizados no garimpo ilegal, incluindo uma balsa e diversos equipamentos como motor, barco de zinco, bomba de sucção e várias ferramentas. Apesar de não haver pessoas no local, os materiais foram apreendidos pelas equipes do Naturatins.

Todos os itens apreendidos, juntamente com a balsa, foram encaminhados à Prefeitura Municipal de Talismã. Além disso, foram coletadas amostras para análise, visando identificar a causa da morte dos peixes e tomar medidas adequadas para proteger o meio ambiente e a biodiversidade da região.

Outro caso

Dias atrás, o BPMA deteve e multou oito homens e incendiaram duas balsas durante a Operação “Esmeralda” que visa o combate da extração ilegal de ouro, no rio Manoel Alves, localizado no municiío de Naividade, região sudeste do Tocantins. A ação policial ocorreu na terça-feira, 7, e contou com o apoio do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE).