Mesmo com restrições no orçamento, Laurez justifica pacote de R$ 3 milhões por município
24 novembro 2025 às 21h05

COMPARTILHAR
O governador em exercício Laurez Moreira respondeu diretamente aos questionamentos sobre a viabilidade de anunciar um programa robusto de investimentos, incluindo R$ 3 milhões para cada um dos 139 municípios, em um momento em que o Estado opera sob decretos de contenção, emergência fiscal e ajustes no custeio. Segundo ele, o pacote só se tornou possível porque a gestão reduziu despesas que considera “desnecessárias” e corrigiu distorções deixadas por administrações anteriores.
De acordo com Laurez, o Tocantins sempre teve uma “boa receita”, mas a falta de controle sobre o custeio impedia a abertura de margem para investimentos. Ele afirmou que a atual equipe intensificou cortes e revisões de contratos, o que teria mudado o cenário financeiro. “Quando você corta o custeio e o desperdício, o dinheiro aparece para investir. Foi isso que nós fizemos”, disse. “O Estado estava sendo mal gerido, mas, ao eliminar gastos mal aplicados, abrimos espaço para fazer uma boa gestão.”
Ao reforçar o caráter municipalista da nova proposta, Laurez afirmou que o pacote faz parte do programa itinerante “Tocantins Presente”, que pretende levar serviços e estrutura do governo estadual para todas as regiões, começando por Miracema. Mas insistiu que a questão central é mostrar que, mesmo com as medidas de arrocho, houve reorganização suficiente para retomar investimentos. “Queremos ajudar nossos prefeitos e cuidar bem de cada cidadão. Parceria com todos, independentemente de posição política”, disse.
Para Laurez, o anúncio do pacote não contradiz o cenário de ajustes, ao contrário, seria a prova de que eles começaram a produzir resultado no caixa estadual.
Leia mais:
