Ministério Público do Tocantins constata situação precária em Unidade de Saúde de Buritirana
03 julho 2024 às 09h40
COMPARTILHAR
Durante vistoria realizada nesta terça, 2, na Unidade de Saúde da Família (USF) Mariazinha Rodrigues da Silva, localizada no distrito de Buritirana, em Palmas, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) encontrou diversas irregularidades que comprometem o atendimento dos pacientes. A ação, conduzida pela 19ª Promotoria de Justiça da Capital, encontrou problemas como falta de medicamentos, equipamentos e segurança.
A vistoria foi conduzida pelo promotor de justiça Thiago Ribeiro e foi motivada por denúncias feitas pela população do distrito ao MPTO. Durante a vistoria, foi constatada a dificuldade para obter medicamentos por não ter um farmacêutico na unidade. Foi relatado que os moradores precisam buscar medicamentos no distrito vizinho. Além disso, a USF está com falta de monitor de eletrocardiograma e carrinho de parada de emergência, tendo que encaminhar pacientes em estado mais grave para o distrito de Taquaruçu.
Outro ponto que foi averiguado pela inspeção foi a falta de segurança. Os profissionais da unidade mencionaram que houve casos de violência dentro da unidade. Além disso, a inspeção revelou problemas estruturais como mofo nas paredes da unidade e ausência de uma cantina ou de depósito. Os servidores da unidade fizeram um fogareiro improvisado, em uma cadeira, na lavanderia do prédio.
Diante das irregularidades, a 19ª Promotoria de Justiça da Capital anunciou que tomará as medidas administrativas e judiciais necessárias para resolver a situação e melhorar as condições na unidade.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) se manifestou sobre o caso:
NOTA
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que os atendimentos eram realizados por farmacêuticos em regime de escala na Unidade de Saúde da Família (USF) Mariazinha Rodrigues da Silva. Em relação ao profissional fixo, o servidor precisou se afastar por motivos de saúde.
A Semus reitera que esse profissional já foi substituído para garantir a continuidade e qualidade do atendimento à população da região.
A respeito das melhorias estruturais, a Semus seguirá com a proposta de ampliação do dimensionamento dos serviços ofertados e de melhorias para a unidade de saúde.