Miocardite viral: entenda o que é doença diagnosticada no filho do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos

03 março 2025 às 17h13

COMPARTILHAR
Samuel Marques Siqueira Campos, de 10 anos, filho do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), continua em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de São Paulo. A criança foi diagnosticada com miocardite viral, uma condição que ocorre quando o músculo do coração se inflama devido a uma infecção viral.
De acordo com o Ministério da Saúde, a miocardite é caracterizada pela inflamação do músculo cardíaco, comumente provocada por uma resposta do sistema imunológico a uma infecção viral ou outro agente. Os principais sintomas incluem dor no peito, falta de ar e palpitações.
Desde o dia 27 de fevereiro, Samuel permanece internado, e os médicos optaram por mantê-lo na UTI para monitorar as flutuações nos batimentos cardíacos, um aspecto importante do acompanhamento dessa doença.
Samuel foi transferido de Palmas para São Paulo no sábado, 1º, após ter sido internado inicialmente na cidade natal, e no domingo (2) apresentou sinais de melhora no quadro clínico, depois de iniciar o tratamento contra a miocardite.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos anunciou no sábado, 1º, que se afastaria por oito dias de suas funções para acompanhar o filho. O período de licença começou nesta segunda-feira, 3, e, durante esse tempo, o vice-prefeito Pastor Carlos Eduardo (Agir) assumirá a gestão do município.
Além disso, a primeira-dama Polyanna Siqueira, que também acompanha o filho, está em licença médica após ser diagnosticada com um aneurisma cerebral. Em 15 de fevereiro, ela foi submetida a exames de angiografia, que detectaram a presença de um pequeno aneurisma. Os médicos informaram, no entanto, que não há risco imediato à sua saúde, conforme a Secretaria de Comunicação.