No dia 1° de julho o CineSesc Tocantins vai realizar a Mostra Melhores Minutos de 2025 em Palmas, Araguaína e Gurupi. O evento gratuito reúne 52 obras produzidas de nove países, além de representantes de 13 estados e 25 cidades brasileiras. A iniciativa é em comemoração aos 35 anos do Festival Permanente do Minuto que incentiva a produção de obras com duração de até 60 segundos.

As exibições acontecem no mesmo horário nas unidades do CineSesc em Palmas, Araguaína e Gurupi. Às 15 horas será apresentada uma seleção voltada ao público infantil, enquanto às 19h30, a mostra exibirá produções com classificação indicativa para maiores de 16 anos. 

Em Palmas, as sessões serão realizadas no CineSesc do Centro de Atividades Sesc Palmas, localizado na 502 Norte. Em Gurupi, a programação ocorre no Centro de Atividades Sesc Gurupi, no Park Filó Moreira. Já em Araguaína, as exibições serão no Centro de Atividades Sesc Anselmo da Silva Moraes.

O Festival do Minuto foi criado em 1991 e virou referência internacional com o desafio de contar uma história completa em apenas um minuto. O formato surgiu em um período em que as produções eram realizadas em fitas VHS e evoluiu acompanhando a popularização das câmeras digitais, dos smartphones e das plataformas de compartilhamento de vídeos.

Segundo os organizadores, a edição comemorativa reúne trabalhos que exploram diferentes temas e técnicas cinematográficas, com intuito de refletir a diversidade cultural dos participantes e a capacidade de síntese exigida pelo formato.

A iniciativa é realizada pela Caixa Cultural, com patrocínio do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Tocantins.