MP denuncia homem por tentativa de homicídio qualificado após espancamento de idoso em Gurupi

22 maio 2025 às 08h24

COMPARTILHAR
João Muniz, de 75 anos, foi brutalmente agredido em Gurupi (TO) após tentar ajudar um casal que havia caído de bicicleta. O caso, registrado por câmeras de segurança no dia 3 de maio, repercutiu na cidade e levou o Ministério Público do Tocantins (MPTO) a denunciar Carlos Eduardo Rodrigues do Nascimento, de 20 anos, por tentativa de homicídio qualificado.
As imagens mostram o idoso se aproximando dos dois ciclistas para oferecer ajuda. Ele pergunta se estavam machucados e, em seguida, é empurrado da bicicleta e atacado com socos e chutes. A violência dos golpes deixou João inconsciente, com ferimentos na cabeça e sangramento.
Segundo o MP, o crime foi motivado por um motivo fútil, a simples pergunta feita pela vítima, e foi cometido de forma cruel, dificultando qualquer chance de defesa por parte do idoso. A promotoria também solicitou à Justiça que fixe um valor mínimo para reparação dos danos.
A denúncia será analisada pela Vara de Combate à Violência Contra a Mulher e Crimes Dolosos Contra a Vida da Comarca de Gurupi. Até esta quarta-feira (21), ainda não havia uma decisão judicial.
Estado de saúde da vítima
João foi socorrido pelo Samu e levado inicialmente para a UPA de Gurupi. No dia 7 de maio, foi transferido ao Hospital Regional, onde permaneceu intubado na UTI por 12 dias. No último dia 18, ele acordou, mas segue internado.
Situação do agressor
Carlos Eduardo foi preso em flagrante após o crime. Ele alegou, em depoimento, que também teria sido agredido, mas permanece detido na Unidade Prisional de Gurupi, à disposição da Justiça.