Com menos de três semanas para o primeiro turno (definitivo ou não) do pleito que definirá quem vai estar à frente do Poder Executivo palmense, as campanhas eleitorais dos candidatos seguem a todo vapor, a caminho para a reta final da jornada que finaliza em menos de um mês. Confira a seguir a nova análise dos perfis dos candidatos à prefeitura de Palmas realizada pelo Jornal Opção Tocantins

Janad Valcari (PL)

Com 68,4 mil seguidores, um aumento de mais de 4 mil seguidores em relação à última análise feita aproximadamente um mês atrás, a candidata do PL, Janad Valcari continua a utilizar de uma produção massiva de conteúdo direcionado às redes sociais de alta qualidade técnica, utilizando de artifícios como drones para mostrar o que precisa ser melhorado na região e suas propostas para isso.

O principal foco da campanha de Janad parece ser conquistar o voto da população mais carente da cidade. Ela frequentemente compara, de forma apelativa, as necessidades da região sul com o plano diretor, retratando-o como uma área de luxo e ostentação. No entanto, ao enfatizar essa comparação, ela apresenta poucas propostas voltadas ao centro da cidade, que também precisará de sua atenção, caso seja eleita.

Além das pesquisas a seu favor, Janad tem como um de seus diferenciais em relação aos outros candidatos apresentar propostas para pessoas neurodivergentes, mencionando medidas como a casa do autista, equoterapia gratuita e cuidadores especializados nas escolas públicas como suas propostas para essa porcentagem da população palmense.

Júnior Geo (PSDB)

Com 59,3 mil seguidores, um aumento de quase duas mil contas desde a última análise, o candidato Professor Júnior Geo se mantém como o segundo maior em números nas redes sociais. Ao contrário de Janad, Júnior Geo explicita sua atenção à toda cidade de Palmas, dando destaques pontuais às regiões que necessitam de mais atenção ao apresentar suas propostas ao visitar as localidades, além de focar em uma abordagem mais intimista, onde em boa parte de seus vídeos, Geo opta por conversar com seus eleitores de forma individualizada, ouvindo as demandas mais urgentes para suas respectivas regiões.

Embora com um bom engajamento nas redes, é possível notar no gerenciamento do perfil do candidato, a diminuição de conteúdos compartilháveis, exclusivamente criados para as redes sociais, sendo substituídos por spots televisivos adaptados para o formato digital. Apesar da boa articulação na fala do professor, devida a extensa experiência em sala de aula, a constante presença da prefeita, Cinthia Ribeiro, em seus vídeos nas redes sociais, seja em vídeos gravados endossando a campanha, ou em discursos no palanque, pode por vezes atrapalhar no protagonismo do candidato, apesar de ser seu principal cabo eleitoral. Por sua vez, a candidata a vice, técnica em enfermagem e assistente social, Ivonete Lima, agrega carisma ao conteúdo veiculado na campanha.

A proposta diferencial de Geo em relação aos outros candidatos está no âmbito do esporte. Diretamente ligado à educação, sua principal prioridade, Júnior Geo promete investir massivamente no incentivo às práticas esportivas na cidade, e em especial, nas escolas da rede municipal de ensino. Além disso, também evidencia as políticas habitacionais que priorizará em seu mandato, se eleito.

Eduardo Siqueira Campos (Pode)

Assim como Geo, Eduardo teve um aumento de cerca de dois mil seguidores em suas redes sociais desde o mês passado, somando agora 34,9 mil. O candidato do Podemos, mesmo tendo nomes de peso como os ex-prefeitos da capital Carlos Amastha e Raul Filho como apoiadores, tem em sua própria família seu maior cabo eleitoral, bastante presente ao lado do candidato em seus materiais de campanha na mídia. Além disso, o candidato continua a utilizar seus dois grandes legados para conquistar mais votos: o de ex-prefeito da cidade, e de filho de Siqueira Campos, adotando símbolos instaurados por seu pai, como o girassol, em seus adesivos e identidade visual da campanha. Eduardo também se refere ao antigo apelido utilizado pelo pai em sua candidatura, o famoso “Siquerido”, autointitulando-se como “Dudu Querido”. 

A estratégia de Eduardo em sua abordagem nas redes sociais são os posts bem humorados, com utilização de memes, e até constantes alfinetadas, direcionadas frequentemente à Janad Valcari, em especial abordando a ausência da candidata nos debates e supostas compras de votos. Apesar da produção de conteúdo reduzida, tanto nas redes quanto em seu horário eleitoral gratuito veiculado na televisão, Eduardo Siqueira Campos e sua equipe conseguiram contornar a situação através de boas sacadas, como tentar aproximar-se mais do eleitor através de vídeos mais pessoais, gravados em modo selfie pelo próprio candidato, e afirmar no seu espaço no horário eleitoral gratuito de pouco mais de 30 segundos que “quem tem pouco tempo de propaganda, tem mais tempo para estar com o povo”. 

As propostas diferenciais de Eduardo em relação aos outros candidatos, até o momento, se voltam para as áreas de turismo, prometendo aumentar o fomento do turismo palmense, utilizando antigos registros das praias da capital como referência. Outra proposta que o candidato aborda nas redes sociais está voltada para a causa animal, da qual ele se diz muito próximo, e que se eleito, promete implementar em Palmas a Secretaria do Bem-Estar Animal, cujo um dos objetivos será promover campanhas de castração gratuita para os animais da população.

Lúcia Viana (PSOL)

Com o perfil da candidata de volta, que estava inativo desde a eleição de 2022, a candidata do PSOL, Lúcia Viana, tem uma abordagem mais enxuta nas redes sociais, somando até o momento, quase 600 seguidores. A rede social da candidata é boa parte composta por postagens estáticas acompanhadas de sua agenda diária de campanha, mas também conta com vídeos que mostram a candidata nas ruas da capital em busca de votos, além de trechos de entrevistas, bastidores, entre outros.