Conforme alerta do  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em setembro o Tocantins terá uma das piores ondas de calor dos últimos anos. As temperaturas médias para o mês, na capital do Estado, Palmas, por exemplo, estão entre 24ºC e 38ºC, podendo chegar a mais de 40ºC, segundo relatório climatológico da Storm. Ainda segundo dados do Inmet, a umidade relativa do ar em pelo menos 13 cidades do Estado devem ter percentuais inferiores aos que são registrados no Deserto do Saara, que está  entre 14% e 20%. No Tocantins este percentual está entre 10% e 18%. 

A cidade com o menor índice de umidade relativa do ar registrada durante os primeiros dias de setembro foi Paranã, que fica a 352 km de Palmas. Foi registrado um percentual de umidade de 10% no município. Outras doze cidades do estado também registraram níveis considerados extremamente baixos. Confira na tabela abaixo:

Fonte: Inmet | Tabela: Jornal Opção Tocantins

O Inmet emitiu  também uma previsão para os próximos dias do mês, onde 71 cidades do Estado estarão com umidade relativa abaixo de 12%, o que representa 51% dos municípios do Tocantins, ou seja, mais da metade vão estar com nível de alerta máximo para o mês. Com o alerta, são previstas também grandes chances de incêndios florestais e danos à saúde, principalmente respiratórias, sobretudo em crianças e idosos. 

Estado do Tocantins está com três alertas de umidade relativa do ar baixa, fonte: Inmet

O Instituto aconselha que os tocantinenses, durante o período, bebam bastante líquido, evite atividades físicas em local aberto e sem climatização, evite a exposição ao sol, principalmente nas horas mais quentes, use hidratante e protetor solar e evite bebidas diuréticas, como café e álcool. 

Em caso de emergência, é aconselhável ligar para a Defesa Civil no telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

Leia também:

Tocantins permanece em sexto colocado como estado com maior foco de queimadas em agosto

Onda de calor atingirá Tocantins e parte do Brasil em setembro