O Tocantins notificou, até a manhã desta sexta-feira (29), 82 casos de sarampo distribuídos em nove municípios do estado, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Os números apontam 24 casos em Campos Lindos, 36 em Palmas, cinco em Porto Nacional, um em Nova Olinda, nove em Araguaína, quatro em Gurupi, e um em cada um dos municípios de Filadélfia, Oliveira de Fátima e Carmolândia.

Do total de casos, 22 foram confirmados em Campos Lindos, 52 descartados (sendo um em Campos Lindos, quatro em Porto Nacional, 32 em Palmas, oito em Araguaína, um em Filadélfia, um em Nova Olinda, quatro em Gurupi e um em Carmolândia) e oito permanecem em investigação.

Conforme a SES-TO, todos os pacientes apresentaram sintomas clássicos da doença, não estavam vacinados e tiveram contato com pessoas que viajaram a países onde o sarampo ainda circula. Atualmente, os infectados estão recebendo cuidados em domicílio.

Desde 19 de julho, equipes de vigilância em saúde atuam em Campos Lindos para implementar medidas de contenção, como orientação sobre isolamento e vacinação dos contatos das pessoas confirmadas. A secretaria também enviou notas técnicas para os 139 municípios do estado, detalhando procedimentos para as áreas de vigilância e imunização. Todas as 323 salas de vacinação do Tocantins estão abastecidas com imunizantes.