Operação de resgate na Ponte JK entra no nono dia com localização de novos corpos e veículos submersos
30 dezembro 2024 às 10h23
COMPARTILHAR
A operação de busca e resgate às vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek, ocorrido no dia 22 de dezembro, na divisa entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), entrou nesta segunda, 30, em seu nono dia. Coordenada pela Marinha do Brasil, a ação prossegue com o apoio de mergulhadores e equipamentos subaquáticos para localizar vítimas e veículos submersos.
Na manhã deste domingo, 29, os mergulhadores retiraram do Rio Tocantins o corpo de um homem, preso em uma caminhonete Triton prata. A vítima foi identificada como Ailson Gomes Carneiro, 57 anos. Em seguida, outro corpo foi localizado na cabine de um caminhão. A equipe de resgate está planejando a estratégia mais segura para a remoção do veículo e do corpo.
Durante a tarde, um drone subaquático localizou um carro de passeio a 44 metros de profundidade, com pelo menos um corpo identificado no interior. A equipe utilizou a técnica de mergulho dependente para instalar flutuadores no veículo. Contudo, os trabalhos de reflutuação foram interrompidos às 20h10 devido à baixa visibilidade e às condições adversas de correnteza.
Atualização do número de vítimas
Até o momento, a tragédia contabiliza 18 vítimas, sendo:
- 11 óbitos confirmados: 9 corpos resgatados e 2 corpos localizados;
- 6 pessoas ainda desaparecidas;
- 1 sobrevivente.
Histórico das operações
Desde o início das buscas, a força-tarefa formada pela Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros dos estados do Tocantins, Maranhão e Pará, além de outros órgãos, tem trabalhado para localizar vítimas e remover os veículos submersos. Ao todo, nove veículos foram identificados entre os escombros da ponte, incluindo quatro caminhões, duas caminhonetes, um carro de passeio e duas motocicletas.
Os trabalhos são realizados em condições complexas, com profundidades que chegam a 44 metros e correntezas fortes, o que exige equipamentos especializados como drones subaquáticos e técnicas avançadas de mergulho.
Lista de vítimas confirmadas
Sobrevivente:
- Jairo Silva Rodrigues, 36 anos
Óbitos confirmados:
- Lorena Rodrigues Ribeiro, 25 anos
- Lohanny Cidronio de Jesus, 11 anos
- Kecio Francisco Santos Lopes, 42 anos
- Andreia Maria de Sousa, 45 anos
- Anísio Padilha Soares, 43 anos
- Silvana dos Santos Rocha Soares, 53 anos
- Rosimarina da Silva Carvalho, 48 anos
- Elisângela Santos das Chagas, 50 anos
- Ailson Gomes Carneiro, 57 anos
- Corpo localizado na cabine de caminhão (identificação pendente)
- Corpo localizado em carro de passeio (identificação pendente)
Desaparecidos:
- Alessandra do Socorro Ribeiro, 50 anos
- Beroaldo dos Santos, 51 anos
- Cássia de Sousa Tavares, 34 anos
- Cecília Tavares Rodrigues, 3 anos
- Felipe Giuvannucci Ribeiro, 10 anos
- Gessimar Ferreira, 38 anos
A Marinha do Brasil disponibilizou os contatos do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da Capitania dos Portos do Maranhão pelos números 0800-098-8432 e (98) 2107-0121. Esses canais estão disponíveis para receber informações que possam ajudar nas operações de resgate ou alertar sobre riscos ambientais nas vias navegáveis.