O Procon Tocantins divulgou nesta quinta-feira, 4, as ações da “Operação Tempo Certo”, em que fiscaliza o tempo de espera nas filas de agências bancárias e o funcionamento de caixas eletrônicos. A ação aconteceu nas cidades de: Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Guaraí, Colinas, Araguaína, Tocantinópolis, Miracema do Tocantins e Araguatins e foram autuadas 30 agências bancárias. 

Durante a operação foram emitidos 19 autos de infração por causa do tempo de espera nas filas. O Banco do Brasil de Porto Nacional registrou o maior: foram 1 hora e dezessete minutos na fila para conseguir atendimento. O segundo maior foi em Araguatins, no Banco Bradesco: com 1h06 minutos e Tocantinópolis, onde o tempo de espera para atendimento foi de 1h05 minutos em uma agência do Banco do Brasil. 

Além dessas autuações, o Procon também autuou agências por problemas estruturais e caixas inoperantes. Foram 11 bancos autuados, entre outras coisas, por: ausência de dinheiro nos caixas e falta de emissão de senhas para idosos. Foram duas autuações em Palmas, três em Gurupi, cinco em Paraíso e uma em Dianópolis. 

A Lei Estadual nº 3454/2019 determina que agências bancárias, casas lotéricas e correspondentes bancários devem garantir atendimento em tempo razoável, com um prazo máximo de vinte minutos em dias normais e de trinta minutos em vésperas e após feriados.

Quem se sentir lesado ou perceber alguma irregularidade no fornecimento dos serviços pode fazer denúncia pelo 151 ou no Whatsapp Denúncia: 6399216-6840.