Órgãos federais e estaduais realizam ação de prevenção à Influenza Aviária no Parque do Cantão

03 junho 2025 às 15h46

COMPARTILHAR
Uma operação conjunta de vigilância e prevenção contra a Influenza Aviária está em andamento no Parque Estadual do Cantão, no Tocantins. A ação começou nesta segunda-feira, 2, e segue até a sexta-feira, 6, sob a coordenação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com o gerente de Sanidade Animal da Adapec, Sérgio Liocádio, a atividade tem como foco ampliar o monitoramento epidemiológico e evitar a ocorrência da doença. “Esta semana realizaremos visitas às comunidades ribeirinhas orientando a população e distribuindo material educativo sobre a doença e as formas de prevenção e realizaremos também inspeções em áreas de concentração de aves silvestres migratórias,” afirmou.
As equipes técnicas dos órgãos envolvidos também atuam no monitoramento de pontos de pouso de aves silvestres identificados em mapeamentos realizados no ano anterior. O Tocantins está inserido na rota Brasil Central de aves migratórias, que acompanha os cursos dos rios Araguaia e Tocantins. O Estado possui ainda dois sítios reconhecidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como áreas de descanso dessas aves: a Ilha do Bananal e o Parque do Cantão.