Palmas alcançou o 1º lugar entre as cidades tocantinenses no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2024 no Siconfi, sistema responsável por mensurar a consistência dos dados, conforme divulgado recentemente pela Secretaria Nacional do Tesouro Nacional (STN). A capital obteve um índice de 96,68% nas verificações realizadas.

Conforme a gestão, este feito é resultado dos esforços da Prefeitura de Palmas, especialmente da Superintendência de Contabilidade, em aprimorar a qualidade das informações contábeis e fiscais. Entre as 11 capitais brasileiras que conquistaram o selo Nota A da STN, Palmas ocupa, atualmente, a 7ª posição.

A prefeitura destacou que o avanço qualitativo da capital tocantinense representa um salto exponencial em relação aos anos anteriores, refletindo o compromisso da gestão municipal com boas práticas de gestão contábil. Segundo Caroline Marques Cavalheiro Moura, superintendente de Contabilidade Geral de Palmas, a conquista no ranking valida o trabalho realizado pela equipe da contabilidade municipal, que sempre buscou excelência.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) é uma iniciativa do Tesouro Nacional para reconhecer e premiar entes federativos pelo envio de informações consistentes, promovendo transparência e melhorando a qualidade dos dados sobre as contas públicas. Em 2024, foram verificados mais de 160 itens, marcando um significativo aumento em comparação aos cerca de 30 itens avaliados quando o ranking foi criado em 2020.