Os municípios de Palmas e Araguaína decretaram ponto facultativo durante a segunda e terça-feira de Carnaval, dias 12 e 13. Também será facultativo dia 14, quarta-feira, na parte da manhã. Nos dois municípios, os serviços essenciais e de atendimento em regime de plantão ficam de fora do decreto, que vale para os serviços da administração direta e indireta.

Em Palmas, funcionarão as Unidades de Pronto Atendimento (Upas); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado pelo número 192 a qualquer hora do dia e da noite; Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD); Limpeza urbana, infraestrutura e iluminação pública; Transporte coletivo público urbano de passageiros do Município; Conselhos tutelares e outros ligados ao serviço social, que porventura mantenham sistema de plantão.

Em Araguaína, além da UPA, funcionará o PAI (Pronto Atendimento Infantil), HMA (Hospital Municipal de Araguaína) e SAMU, além dos serviços de coleta de lixo. Na cidade, o transporte público coletivo funcionará em esquema especial. Na segunda, 12, o itinerário dos ônibus terá a rotina dos sábados: 11 ônibus circulando em oito linhas pela parte da manhã e sete ônibus à tarde, a partir das 13h30. O intervalo entre cada passagem é de 30 minutos, em média.

Na terça de Carnaval, dia 13, o esquema será o mesmo do domingo, com sete veículos percorrendo cinco linhas e com um intervalo de 40 minutos entre cada ônibus. Na quarta-feira, 14, o itinerário retorna ao fluxo normal.