Um levantamento divulgado recentemente pela Social Progress Imperative, o Índice de Progresso Social (IPS), mede a qualidade de vida nas cidades de mais 170 países, incluindo o Brasil. A pesquisa, que leva em conta dados obtidos entre 2014 e 2024, apontam Palmas, entre as capitais da região Norte, como a que tem a melhor pontuação. No recorte nacional, Palmas está em nono lugar. O Tocantins ficou em 18º colocado no ranking. 

O IPS segue três medidores principais para análise dessa qualidade de vida. Eles são: necessidades humanas básicas, fundamentos de bem-estar e oportunidades. Conforme aponta o relatório, o IPS busca aferir “a capacidade da sociedade em satisfazer as necessidades humanas básicas, estabelecer as estruturas que garantam qualidade de vida aos cidadãos e dar oportunidades para que todos os indivíduos possam atingir seu potencial máximo”.

Foto: Reprodução/IPS

O IPS de Palmas atingiu um índice de 68,07, destacando-se para cuidados médicos, água, saneamento e nutrição. Pontos em que capitais da região Norte como Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Velho (RO) apresentam índices inferiores à capital tocantinense. 

O levantamento conjugou ainda mais de 300 indicadores sociais locais e nacionais (e selecionou os 52 mais importantes) como estatísticas de órgãos oficiais e de institutos de pesquisas, por exemplo o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.

A pontuação no índice vai de 0 a 100. Palmas obteve a pontuação de 68,07 pontos, enquanto Gavião Peixoto (SP) (o melhor município do Brasil em termos de qualidade de vida) obteve 74,49 pontos. Os piores municípios foram Uiramutã (RR), com 37,63 pontos, Alto Alegre (RR) com 38,38, Trairão (PA) com 38,69, e Bannach e Jacareacanga, ambos municípios no Pará, com, respectivamente, 38,89 e 38,92 pontos. 

No recorte por estados, o Tocantins possui índices baixos se comparados aos outros estados do país. Sendo que o tópico com menor pontuação foi o de “direitos individuais”, pontuando 36,01. Seguido de acesso ao Ensino Superior, com uma pontuação de 36,21. A melhor pontuação no estado é o “acesso a moradia” que conseguiu 85,69 pontos, no índice geral o estado está com 58,23 pontos.

O levantamento completo pode ser acessado neste link.