Palmas terá segundo turno com Janad Valcari e Eduardo Siqueira Campos
06 outubro 2024 às 18h59
COMPARTILHAR
Com mais 100% das urnas apuradas, Palmas, capital do Tocantins, terá segundo turno entre Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos). A candidata do PL ficou em primeiro lugar na disputa com 39,22% dos votos (62.126) e Eduardo em segundo com 32,42% (51.344). Muito perto do segundo colocado, ficou Júnior Geo (PSDB) em terceiro, com 27,99% dos votos (44.326).
Janad esperava vencer ainda no primeiro turno, pois em grande parte das pesquisas ela aparecia com mais de 50% dos votos. Janad é advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga e tecnóloga em gestão, além de atuar como empresária no setor da Educação. Natural de Palmeirópolis, sul do estado, ela estabeleceu residência em Palmas em 1992. Em 2007, fundou o Instituto Plantando e Colhendo o Bem, uma organização dedicada a realizar trabalho social. Fora da área política, também é empresária da banda Barões da Pisadinha.
Palmas nas eleições de 2020, se tornando presidente da Câmara Municipal. Em 2022, foi eleita deputada estadual com a maior votação na capital e se tornou a mulher mais votada em todo o estado do Tocantins pelo Partido Liberal (PL), de Bolsonaro.
Conhecida por ser oposição ferrenha à prefeita Cinthia Ribeiro, Janad reivindicou na Câmara e na Assembleia por melhorias na educação, saúde pública, infraestrutura e tantas outras áreas em Palmas, com exposição de problemas da gestão atual nas redes sociais, insuflando órgãos de controle para fiscalização vigorosa da gestão do município. Agora também busca entrar na disputa pela prefeitura de Palmas.
Eduardo Siqueira Campos (Podemos)
José Eduardo Siqueira Campos, natural de Campinas, São Paulo, com 64 anos, é filho e sucessor político do ex-governador Siqueira Campos. Pedagogo e empresário do ramo da comunicação, sua trajetória política iniciou-se juntamente com a criação do novo estado. Em 1988, foi eleito deputado federal, participando da primeira eleição do Tocantins, e conquistou a reeleição em 1990. Em 1992, tornou-se o primeiro prefeito eleito da nova capital, Palmas.
Em 1998, foi eleito senador, fazendo parte da chapa com seu pai, que foi reeleito governador para o terceiro mandato. Para isso, seu pai renunciou ao cargo de governador para concorrer à reeleição. Essa medida foi tomada para viabilizar a candidatura de Eduardo Siqueira Campos ao cargo de senador, o que seria proibido pela Constituição caso seu pai continuasse no cargo de governador.
Após o término de seu mandato no Senado, em 2006, tentou a reeleição, mas foi derrotado por Kátia Abreu. Após essa derrota, passou oito anos sem ocupar cargos eletivos. Em 2014, retornou às urnas e conquistou um assento na Assembleia Legislativa, sendo reeleito em 2018. Durante seu último mandato, chegou a anunciar sua retirada da vida pública, decidindo não concorrer nas eleições de 2022. Agora é novamente pré-candidato a prefeito de Palmas.
Durante seu mandato como prefeito de Palmas, Siqueira Campos investiu em saneamento básico, levando água tratada e esgoto para boa parte da região. Construiu o Espaço Cultural de Palmas e o Ginásio Ayrton Senna, além de lançar as bases para a Escola Técnica Federal de Palmas, hoje IFTO.