Para evitar descarte de vacinas, imunização contra a dengue é ampliada em Palmas
03 junho 2024 às 10h50
COMPARTILHAR
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ampliou temporariamente o público-alvo da vacinação contra a dengue, passando a incluir pessoas sem comorbidades com idade entre quatro e 59 anos. Dessa forma, qualquer pessoa dentro dessa faixa etária poderá ser vacinada, com exceção das gestantes e pessoas imunocomprometidas, que não devem tomar o imunizante Qdenga. A medida está valendo desde esta segunda-feira, 03.
A Semus adotou essa medida para evitar o descarte de imunizantes devido à proximidade do vencimento do primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde, cujo prazo final de uso é 30 de junho. A secretaria pretende imunizar cerca de quatro mil pessoas nas próximas semanas com a primeira dose. O esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
A ampliação é temporária e será encerrada no final do mês ou até durarem os estoques disponibilizados especificamente para essa ampliação. Após o término dessa ação, a Semus retomará a vacinação exclusivamente para crianças e adolescentes de dez a 14 anos.
Segunda dose
No dia 28 de maio, começou a aplicação da segunda dose da Qdenga para crianças de dez e 11 anos. É importante que os pais ou responsáveis levem seus filhos para completar o esquema vacinal e garantir a proteção. As unidades de saúde funcionam das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.