Desde esta sexta-feira, 28, os clientes de instituições financeiras podem utilizar o Pix por aproximação, uma nova forma de pagamento que promete mais praticidade e rapidez. Regulamentada pelo Banco Central (BC), a funcionalidade permitirá que os usuários realizem pagamentos apenas aproximando o celular da máquina do lojista, de maneira semelhante ao uso de cartões de crédito e débito.

Anteriormente, para pagar com Pix, é necessário escanear um QR Code gerado pelo comerciante, acessar o aplicativo do banco e confirmar a transação. Com a novidade, o processo será simplificado: o cliente só precisará selecionar a opção de pagamento e aproximar o celular do terminal de pagamento.

Além disso, o Pix por aproximação poderá ser integrado a carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google, eliminando a necessidade de acessar o app do banco para cada transação. No entanto, para que essas carteiras possam intermediar pagamentos com Pix, é preciso autorização do Banco Central. Até o momento, apenas o Google recebeu essa permissão.

O Pix por aproximação terá um limite padrão de R$500 por transação, mas os usuários poderão configurar valores máximos por operação ou por dia, de acordo com sua necessidade e segurança.

Para ativar a funcionalidade em uma carteira digital, o cliente precisará vincular sua conta bancária ao aplicativo da carteira, de forma semelhante ao cadastramento de um cartão de crédito.