Polícia Civil prende principal articulador do tráfico de drogas em operação interestadual
17 novembro 2024 às 11h40
COMPARTILHAR
Em uma operação deflagrada no último sábado, 16, a Polícia Civil do Tocantins prendeu um homem de 34 anos, identificado apenas pelas iniciais R.T.S.P., considerado um dos principais articuladores do tráfico de drogas no estado. A ação, que ocorreu em Ananindeua, no Pará, contou com a colaboração das Polícias Civis do Pará e Maranhão, além de diversas divisões especializadas da polícia tocantinense, incluindo a 1ª e 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC) e a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).
O delegado Afonso Lyra, titular da DRACCO, destacou a importância da prisão para enfraquecer a atuação de organizações criminosas no Tocantins. “A captura deste investigado é resultado das investigações conduzidas pelas divisões de polícia especializadas, em especial da DEIC e DENARC, tendo contado ainda com o apoio das polícias civis dos estados do Pará e Maranhão, que não mediram esforços para apoiarem as ações, fornecendo todo o apoio logístico para nossas equipes”, afirmou Lyra.
Apontado como um dos principais líderes do tráfico de drogas na região, R.T.S.P. vivia em meio a uma rotina de ostentação, utilizando documentos falsificados para se manter foragido e expandir suas atividades criminosas. Entre os crimes pelos quais era investigado estão organização criminosa, lavagem de dinheiro e roubo a bancos. O delegado Antonio Onofre Oliveira da Silva Filho ressaltou a eficiência do trabalho de inteligência na operação.
“É mais um duro golpe no crime organizado. Ele é apontado como um dos principais líderes do tráfico de drogas no Estado, utilizando artifícios ilícitos para expandir sua atuação e manter uma vida de luxo. Essa ação reafirma o compromisso da Polícia Civil em desarticular organizações criminosas e garantir mais segurança à população”, declarou.
Durante a operação, foram apreendidos mais de sete quilos de substâncias análogas à cocaína, três veículos de luxo, um revólver calibre 38, munições de 9 mm, celulares e outros itens de valor. Dois outros homens também foram presos por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo, com mandados de busca e apreensão cumpridos em Ananindeua e em São José do Ribamar, no Maranhão.