Polícia Federal investiga esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos no norte do Tocantins

17 junho 2025 às 07h46

COMPARTILHAR
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 17, a Operação Socium, que apura um esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos na região norte do Tocantins. A ação aconteceu no município de Ananás e tem como foco a atuação de um grupo suspeito de manipular processos licitatórios e desviar verbas públicas destinadas a obras.
De acordo com informações da PF, a investigação aponta que os contratos firmados a partir das licitações não eram executados pelas empresas contratadas, mas pelos próprios municípios. Os valores recebidos pela assinatura dos contratos, segundo a apuração, eram posteriormente divididos entre os investigados.
Os crimes apurados envolvem fraude à licitação, peculato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Araguaína.
A Operação Socium busca identificar todos os envolvidos nas irregularidades e aprofundar as investigações. O nome da operação faz referência ao núcleo principal da organização, composto por três pessoas que teriam se associado para cometer os crimes.
Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados podem ser condenados a penas que variam de 14 a 40 anos de prisão.