Nesta sexta-feira, 1º de agosto, o Tocantins relembra a trajetória de José Wilson Siqueira Campos, que faria 97 anos se estivesse vivo. A data tem sido marcada por homenagens em todo o Estado, especialmente as de políticos. O senador Irajá (PSD) lembrou a convivência com Siqueira Campos em Brasília: “Teve a ousadia de sonhar com um Tocantins livre, autônomo e próspero, e lutou com todas as forças para transformar esse sonho em realidade. Seu legado está gravado na alma do nosso povo”.

A senadora Professora Dorinha (União Brasil) afirmou: “Visionário e determinado, foi o grande responsável pela criação do nosso Estado e pelo início da sua construção. Sua coragem e dedicação deixaram um legado que continua guiando gerações”.

Já o senador Eduardo Gomes (PL) classificou a data como um momento para “celebrar a vida e o legado do nosso eterno Governador, exemplo de força, espírito público e amor pelo Tocantins”.

O vice-governador do Estado, Laurez Moreira (PDT), também homenagens públicas, reforçando o papel de Siqueira Campos como figura histórica na formação do Tocantins e na construção da capital, Palmas. O prefeito da Capital, Eduardo Siqueira Campos, também prestou homenagem ao pai nas redes sociais com um vídeo e relembrou momentos da trajetória de Siqueira: ”Siqueira vive”, publicou.

Na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o presidente Amélio Cayres (Republicanos) destacou a importância da trajetória de Siqueira: “Não há como falar em política no Tocantins sem falar deste nobre e grande líder, que acreditou na fundação de um Estado que ainda não existia.”

Primeiro governador do Estado e figura central na luta pela sua criação, Siqueira faleceu em julho de 2023, mas seu legado segue presente na memória de autoridades e da população.