A interdição da ponte sobre o Rio Pombas, na rodovia TO-335, no trecho entre Colinas, VLI e Palmeirante, foi anunciada pela Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) nesta quinta-feira, 6, após avarias nas cabeceiras da estrutura. De acordo com a Ageto, os danos comprometeram a segurança dos usuários, exigindo a medida emergencial.

A Ageto informou que já está implementando a sinalização no local da interdição e também nos desvios nos entroncamentos com a BR-153, em Araguaína e Nova Olinda. Os reparos na ponte serão realizados por meio de uma força-tarefa, com a expectativa de conclusão em até 20 dias, visando restabelecer o tráfego o mais rápido possível e minimizar os transtornos à população.

Rotas alternativas para os motoristas foram definidas pela Ageto:

  • Sentido Norte → Palmeirante: Via Araguaína, utilizando as rodovias TO-222, TO-130 e TO-010 (trecho pavimentado – 131 km).
  • Sentido Sul → Palmeirante: Pela BR-153, acessando a TO-226 em Nova Olinda até Palmeirante (trecho não pavimentado – 56 km).

Além disso, a Ageto está estudando, junto aos municípios envolvidos, uma rota alternativa por estradas vicinais, especialmente para veículos de pequeno porte, viaturas, ambulâncias e transportes escolares.

Preocupação com a deterioração das pontes no país
A interdição da ponte no Tocantins ocorre em um momento de crescente preocupação com a condição das pontes no Brasil. Nesta quarta-feira, 5, o Jornal Opção Tocantins publicou uma matéria de um estudo que alertou sobre a precariedade das pontes rodoviárias no país, apontando os riscos de novos desabamentos.

O estudo revela que, além das 736 pontes identificadas como críticas ou ruins pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o número real de estruturas em estado precário pode ser ainda maior, superando 11 mil. Este dado foi corroborado por especialistas que participaram do estudo, que compõe o Panorama Geral das Pontes Rodoviárias Brasileiras.

Em janeiro deste ano, o Dnit foi forçado a interditar a Ponte dos Índios, no Rio Pindaré, no Maranhão, após ser constatada uma corrosão estrutural. Contudo, o colapso da Ponte Juscelino Kubitschek, no Rio Tocantins, ocorrido em dezembro de 2024, expôs de forma alarmante a precariedade das pontes no país. O incidente resultou na morte de 14 pessoas e no desaparecimento de três, gerando ainda mais receio sobre a situação das infraestruturas no Brasil.