População de Palmas e Paraíso relatam golpes no WhatsApp
01 outubro 2025 às 15h36

COMPARTILHAR
Nesta quarta-feira, 1º, várias empresas e pessoas de Palmas e Paraíso relataram que tiveram seus celulares e computadores supostamente hackeados e clonados através de um arquivo de vírus espalhado pelo Whatsapp.

O golpe envolveria o envio de arquivos suspeitos no formato “.ZIP” que podem comprometer dados dos aparelhos. De acordo com imagens que circulam nas redes sociais, o anexo do número desconhecido vem acompanhada de uma mensagem, “Visualização permitida apenas em computadores. Caso esteja utilizando o navegador Chrome, poderá ser solicitado para ‘Manter’ o arquivo, por se tratar de um arquivo zipado”.
Relatos das supostas vítimas do golpe afirmam que ao acessar e descomprimir o arquivo pelo computador, os aparelhos apresentaram falhas de performance, conhecido como “bugs”’.
O Jornal Opção Tocantins entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) que informou que, até o momento, não registrou ocorrências relacionadas ao caso, mas continua acompanhando a situação.
Gabes Guizilin cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.