O concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizado em 2023, teve seu prazo de validade prorrogado por mais dois anos. O novo prazo, que se encerraria em 27 de outubro deste ano, passa agora a vigorar até 2027, conforme o Decreto nº 7.028, assinado nesta quinta-feira, 23, pelo governador em exercício Laurez Moreira. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado ainda nesta data.

O concurso, executado em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), ofertou 110 vagas destinadas a cadetes e alunos-praças.

Ao comentar a decisão, o governador destacou que a prorrogação garante continuidade à política de fortalecimento da segurança pública e à valorização das instituições do Estado.

O subcomandante-geral do CBMTO, coronel Maxuell dos Santos de Souza, avaliou que a prorrogação representa uma oportunidade para ampliar o quadro de servidores sem necessidade imediata de um novo certame. “Sabemos o alto custo de realizar outro concurso e já contamos com pessoas aptas. Essa medida assegura a possibilidade real de reforçar o efetivo”, afirmou.