Prefeito de Araguaína realiza exoneração em massa e reestrutura secretarias para novo mandato
10 janeiro 2025 às 12h54
COMPARTILHAR
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), publicou nesta quinta-feira, 9, no Diário Oficial do Município (DOM) nº 3190, uma portaria exonerando todos os secretários, presidentes de autarquias, fundações, institutos, além do controlador e procurador dos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta. A medida faz parte da reestruturação administrativa para o novo mandato.
Na portaria, o prefeito oficializou a decisão: “Exonerar, a partir de 09/01/2025, todos os servidores ocupantes de cargos de Agente Político titularizados como Secretários, Presidentes de Autarquia, Fundação, Instituto, Controlador e Procurador nos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do município de Araguaína”.
Como parte da reestruturação, Wagner Rodrigues promoveu alterações também nas nomenclaturas e competências das secretarias municipais. Entre as mudanças, a Secretaria de Infraestrutura passa a ser denominada Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (SEINFRA), e a Secretaria de Planejamento, agora chamada Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Recursos (SPGR), que absorveu as funções da extinta Secretaria de Captação e Gestão de Recursos.
A Secretaria Especial de Ciência, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais foi renomeada para Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Além disso, o Instituto de Gestão de Projetos e Desenvolvimento Sustentável foi extinto.
Com as mudanças, a Prefeitura de Araguaína contará com a seguinte estrutura:
- Gestão e Desenvolvimento Institucional: Gabinete do Prefeito, Controladoria Geral do Município (CGM), Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria de Administração (SECAD), Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Secretaria de Governo (SEGOV), Secretaria de Comunicação (SECOM), e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
- Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SEDEMAT), Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (SEINFRA), e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Recursos (SPGR).
- Cidadania e Desenvolvimento Sociocultural: Secretaria de Educação (SEMED), Secretaria de Saúde (SEMUS), Secretaria de Assistência Social (SEMAS), Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (SEMCL), Secretaria da Mulher (SEMUL), e Secretaria de Habitação (SEHAB).
- Autarquias e Instituições: Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Fundação de Atividade Municipal Comunitária (FUNAMC), Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Município de Araguaína (IMPAR), e Guarda Municipal de Araguaína (vinculada à ASTT).
A reformulação administrativa e as exonerações foram justificadas pela necessidade de organizar as competências das pastas e preparar a equipe para o novo mandato.