Mensagens eletrônicas que aparentam ser notificações extrajudiciais do Procon Tocantins motivaram um alerta do órgão estadual. O aviso foi divulgado nas redes sociais da instituição após a circulação de e-mails que informam supostos prazos para resposta e orientam o destinatário a clicar em links ou realizar o download de documentos.

De acordo com o Procon Tocantins, as mensagens não são enviadas pelo órgão e fazem parte de tentativas de golpe. A estratégia, segundo o alerta, é induzir consumidores e fornecedores a fornecer dados pessoais ou a instalar arquivos maliciosos nos dispositivos.

No comunicado, o Procon chama a atenção para características recorrentes nesses e-mails fraudulentos. Entre os principais sinais estão “endereços de e-mail estranhos ou que não sejam oficiais” e “links para ‘baixar documentos’ fora dos canais institucionais”.

O alerta também menciona o uso de “linguagem genérica, com pressão por prazos curtos”, além da “solicitação de dados, senhas ou informações sigilosas”, como forma de induzir a vítima a agir rapidamente sem verificar a autenticidade da mensagem.

A orientação do Procon Tocantins é para que destinatários não cliquem em links nem façam download de arquivos recebidos por esse tipo de e-mail. O órgão reforça que comunicações oficiais seguem canais institucionais próprios e não utilizam mensagens genéricas ou solicitações de informações sensíveis por e-mail.